Na 11ª Bienal, servidores com deficiência da Secdef promovem letramento sobre anticapacitismo
Iniciativa reafirma o compromisso do governo estadual com a promoção da inclusão e da acessibilidade
Como parte do compromisso de promover a inclusão e a igualdade social em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu o letramento sobre anticapacitismo neste domingo (2/10) na 11ª Bienal Internacional do Livro. As palestras foram ministradas pelos próprios servidores com deficiência da Secdef.
O letramento foi ministrado pelos assessores técnicos da Secdf: o psicólogo Rafael Albuquerque, que é uma pessoa cega; a também psicóloga Mônica Fabrício, pessoa com acondroplasia, e pela estudante de administração Ana Cláudia, cadeirante.
Além de promover o protagonismo das pessoas com deficiência, o letramento ministrado por esses servidores PcDs da Secdef ampliará e fortalecerá ainda mais o debate sobre inclusão, acessibilidade e igualdade social, uma vez que eles têm a vivência para tratar o assunto com propriedade, perante preconceitos, desafios e barreiras enfrentadas.

Bienal mais inclusiva
Assim como o coordenador-geral da 11ª Bienal Internacional do Livro, Eraldo Ferraz, o vice-governador Ronaldo Lessa e o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, já confirmaram que essa é a edição mais inclusiva da história do maior evento literário do estado.
Ronaldo Lessa ressaltou a importância da Bienal. “A décima primeira Bienal é uma das celebrações mais bonitas que temos no estado. É um espaço onde o conhecimento, a cultura e a nossa história se encontram”, destacou.
Além de classificar como a melhor Bienal da história, Tonholo destacou o evento literário como o mais inclusivo. “Além de ser a melhor e maior edição, essa Bienal é a mais inclusiva. Vale destacar que logo na entrada da bienal, o público encontra o estande da Secdef com uma sala de descompressão”, ressalta.
.jpeg)
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Ufal junto ao Governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e os patrocínios do Senac e do Sebrae Alagoas.
Últimas notícias
Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
