Na 11ª Bienal, servidores com deficiência da Secdef promovem letramento sobre anticapacitismo
Iniciativa reafirma o compromisso do governo estadual com a promoção da inclusão e da acessibilidade
Como parte do compromisso de promover a inclusão e a igualdade social em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu o letramento sobre anticapacitismo neste domingo (2/10) na 11ª Bienal Internacional do Livro. As palestras foram ministradas pelos próprios servidores com deficiência da Secdef.
O letramento foi ministrado pelos assessores técnicos da Secdf: o psicólogo Rafael Albuquerque, que é uma pessoa cega; a também psicóloga Mônica Fabrício, pessoa com acondroplasia, e pela estudante de administração Ana Cláudia, cadeirante.
Além de promover o protagonismo das pessoas com deficiência, o letramento ministrado por esses servidores PcDs da Secdef ampliará e fortalecerá ainda mais o debate sobre inclusão, acessibilidade e igualdade social, uma vez que eles têm a vivência para tratar o assunto com propriedade, perante preconceitos, desafios e barreiras enfrentadas.

Bienal mais inclusiva
Assim como o coordenador-geral da 11ª Bienal Internacional do Livro, Eraldo Ferraz, o vice-governador Ronaldo Lessa e o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, já confirmaram que essa é a edição mais inclusiva da história do maior evento literário do estado.
Ronaldo Lessa ressaltou a importância da Bienal. “A décima primeira Bienal é uma das celebrações mais bonitas que temos no estado. É um espaço onde o conhecimento, a cultura e a nossa história se encontram”, destacou.
Além de classificar como a melhor Bienal da história, Tonholo destacou o evento literário como o mais inclusivo. “Além de ser a melhor e maior edição, essa Bienal é a mais inclusiva. Vale destacar que logo na entrada da bienal, o público encontra o estande da Secdef com uma sala de descompressão”, ressalta.
.jpeg)
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é realizada pela Ufal junto ao Governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e os patrocínios do Senac e do Sebrae Alagoas.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
