Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Embora a campanha tenha encerrado, a mamografia continua sendo feita por demanda espontânea ao longo de todo o ano, de segunda à sexta-feira
Durante a Campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, realizou 1.117 mamografias. O exame, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental para o rastreamento das neoplasias mamárias entre mulheres na faixa etária de 40 a 74 anos.
Embora a campanha tenha encerrado, a mamografia continua sendo feita por demanda espontânea ao longo de todo o ano, de segunda à sexta-feira. Para realizá-la, basta comparecer ao Hospital da Mulher de Alagoas e apresentar na recepção a solicitação médica, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o exame do ano anterior, caso tenha sido feito.
“As mulheres que, por algum motivo, não conseguiram fazer o seu exame em outubro, podem procurar o nosso serviço durante os outros meses do ano. É importante que o cuidado à saúde não se resuma apenas ao Outubro Rosa, por isso, a Sesau garante o acesso ao exame de janeiro a janeiro”, explicou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagem do Hospital da Mulher, Maria Dilma.
Mamografia é aliada
Conforme ressalta a mastologista da unidade hospitalar, Shyrlene Santana, a mamografia é uma aliada para diagnóstico precoce do câncer de mama, que ainda acomete milhares de mulheres em todo país. “A mamografia, comprovadamente, conseguiu reduzir a mortalidade por câncer de mama, uma vez que ela consegue detectar lesões ainda em suas fases mais iniciais”, explicou.
A especialista do Hospital da Mulher de Alagoas ainda frisou que as mulheres precisam perder o medo de fazer o exame, que costuma ser rápido e salva vidas. “É um exame de fácil acesso e de execução rápida. É importante que as mulheres percam o medo de fazer a mamografia, porque é um exame rápido e que pode salvar a sua vida”, completou a especialista.
Relato
A recepcionista Maria Sandra da Silva, de 46 anos, evitava fazer a mamografia no check-up anual, porque acreditava que sentiria muita dor durante o procedimento. Entretanto, este ano, durante a campanha Outubro Rosa, ela realizou o exame e foi surpreendida com a rapidez e tranquilidade com o qual o procedimento ocorreu.
“Esse ano decidi procurar o Hospital da Mulher para fazer a mamografia e me surpreendi porque foi rápido e não doeu. Convido as mulheres que sentem medo de fazer o exame, que procurem fazer a mamografia aqui, porque eu sou a prova viva de que não machuca, o atendimento é nota 10 e o equipamento moderno. Não esperem apenas pelo Outubro Rosa, se cuidem em qualquer mês do ano”, frisou Maria Sandra da Silva.
Últimas notícias
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
