Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Embora a campanha tenha encerrado, a mamografia continua sendo feita por demanda espontânea ao longo de todo o ano, de segunda à sexta-feira
Durante a Campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, realizou 1.117 mamografias. O exame, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental para o rastreamento das neoplasias mamárias entre mulheres na faixa etária de 40 a 74 anos.
Embora a campanha tenha encerrado, a mamografia continua sendo feita por demanda espontânea ao longo de todo o ano, de segunda à sexta-feira. Para realizá-la, basta comparecer ao Hospital da Mulher de Alagoas e apresentar na recepção a solicitação médica, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o exame do ano anterior, caso tenha sido feito.
“As mulheres que, por algum motivo, não conseguiram fazer o seu exame em outubro, podem procurar o nosso serviço durante os outros meses do ano. É importante que o cuidado à saúde não se resuma apenas ao Outubro Rosa, por isso, a Sesau garante o acesso ao exame de janeiro a janeiro”, explicou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagem do Hospital da Mulher, Maria Dilma.
Mamografia é aliada
Conforme ressalta a mastologista da unidade hospitalar, Shyrlene Santana, a mamografia é uma aliada para diagnóstico precoce do câncer de mama, que ainda acomete milhares de mulheres em todo país. “A mamografia, comprovadamente, conseguiu reduzir a mortalidade por câncer de mama, uma vez que ela consegue detectar lesões ainda em suas fases mais iniciais”, explicou.
A especialista do Hospital da Mulher de Alagoas ainda frisou que as mulheres precisam perder o medo de fazer o exame, que costuma ser rápido e salva vidas. “É um exame de fácil acesso e de execução rápida. É importante que as mulheres percam o medo de fazer a mamografia, porque é um exame rápido e que pode salvar a sua vida”, completou a especialista.
Relato
A recepcionista Maria Sandra da Silva, de 46 anos, evitava fazer a mamografia no check-up anual, porque acreditava que sentiria muita dor durante o procedimento. Entretanto, este ano, durante a campanha Outubro Rosa, ela realizou o exame e foi surpreendida com a rapidez e tranquilidade com o qual o procedimento ocorreu.
“Esse ano decidi procurar o Hospital da Mulher para fazer a mamografia e me surpreendi porque foi rápido e não doeu. Convido as mulheres que sentem medo de fazer o exame, que procurem fazer a mamografia aqui, porque eu sou a prova viva de que não machuca, o atendimento é nota 10 e o equipamento moderno. Não esperem apenas pelo Outubro Rosa, se cuidem em qualquer mês do ano”, frisou Maria Sandra da Silva.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
