MP atende pedido da Câmara de Maceió e vai criar grupo de trabalho para cobrar BRK
Reunião ocorreu nesta quinta-feira (6)
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) irá formar um grupo de trabalho para tratar dos problemas enfrentados pelos municípios da Região Metropolitana de Maceió com o fornecimento de água e tratamento de esgoto pela BRK. A medida atende ao pedido do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho, feito em reunião nesta quinta-feira (6). O Poder Legislativo aprovou o requerimento 001/2025, de autoria do vereador Galba Netto, para que o Município reavalie o contrato de concessão firmado com a empresa, inclusive com a proposta de criar um Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O vereador Chico Filho apresentou ao procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, as demandas apontadas por oito presidentes de câmaras da região, quando se reuniram em Maceió para tratar do assunto. Naquele encontro, realizado em outubro, ficou definido que o MPE seria acionado para ajudar os vereadores na fiscalização da concessionária.
O procurador de Justiça entendeu a necessidade de formar o grupo, coordenado por um promotor, para ouvir as pautas das 13 cidades e verificar, dentro do contrato de concessão, quais pontos não são cumpridos, e em seguida fixar prazos para a BRK. “No primeiro momento, a gente imagina instaurar um procedimento administrativo para que o promotor responsável estabeleça esse diálogo com os municípios e, especialmente com a Câmara Municipal, fazendo reuniões por etapas e verificando quais são as demandas. No segundo momento, vamos chamar a BRK e, depois, fazer um trabalho técnico para encontrar uma solução e fazer com que esse cumprimento se efetive”, declarou Lean Araújo.
Para o presidente da Câmara de Maceió, a ajuda do Ministério Público será essencial para que o cidadão possa ter um serviço com melhor qualidade. “Nós estamos procurando o Ministério Público para nos ajudar nesse processo de fiscalização. O objetivo é mostrar ao Ministério Público que o contrato não vem sendo cumprido por parte da BRK, que tem uma prestação de serviço de péssima qualidade”, apontou Chico Filho.
Na sessão ordinária dessa quarta-feira (5), o tema já havia sido destaque, quando os 27 parlamentares assinaram um requerimento para que a Prefeitura de Maceió reavalie o contrato de concessão firmado com a empresa. O documento propõe, inclusive, a criação de um Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Veja também
Últimas notícias
Câmara Municipal aprova PPA com projeção de receitas para os próximos quatro anos
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR
Príncipe William elogia iniciativa do Brasil para florestas tropicais
Brasília sedia 25º Encontro Nacional do Congemas com presença de Igaci
Motorista atropela duas pessoas em faixa de pedestres, em Marechal Deodoro
Após quase 20 anos, homem é condenado a 15 anos de prisão por homicídio em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
