Educação

Leitura e música marcam encontro de crianças do Gigantinhos Antares com Fernanda Takai

Cantora é autora da obra "O Cabelo da Menina" com nova edição lançada na Bienal do Livro

Por 7Segundos com Ascom Semed 06/11/2025 17h05
Leitura e música marcam encontro de crianças do Gigantinhos Antares com Fernanda Takai
Momento foi de muita alegria e diversão - Foto: Ascom Semed

Animação, música, leitura e muita alegria marcaram o encontro de cerca de 500 crianças de 4 a 5 anos, que estudam no Gigantinhos Antares, com a escritora e cantora Fernanda Takai, autora do livro "O Cabelo da Menina". O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (6).

Takai lançou a obra em uma nova edição publicada pelo selo Garatuja durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas. Ela aproveitou a passagem por Maceió para realizar momentos de aprendizado, inclusão e muita diversão com as crianças do Gigantinhos Antares. A unidade escolar atende 1.350 matriculadas.

Durante o encontro, a autora explicou que a ideia do livro foi inspirada na filha dela. Ela também cantou a música da obra para os pequenos estudantes. Fernanda Takai, que recebeu o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, destacou a importância dos professores na introdução e jornada ao mundo literário na primeira infância.

“Eu sou a pessoa que sou hoje porque eu tive grandes professores e professoras. Então, vocês estão aprendendo e com certeza vocês vão se lembrar dessas pessoas que fazem a diferença na vida de vocês”, disse para as crianças.

Os gigantinhos também participaram de oficinas criativas, como pintura facial, escultura de balões e contação de histórias, que foram oferecidas pelo Grupo Editorial Triz. O momento também contou com as apresentações musicais do grupo Educanto, da Semed, que animou o público com canções e performances lúdicas.

A iniciativa foi acompanhada pela subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, e da subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo.

Tânia Almeida agradeceu a presença da autora e também ao prefeito JHC e ao secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, por terem tornado esse momento lúdico e encantador em realidade.

“A gente só tem a agradecer por vocês trazerem cultura, leitura e esse mundo mágico de memórias afetivas. A gente agradece de coração por terem abraçado essa ideia e proporcionar esse momento ímpar aos nossos gigantinhos”, pontuou a subsecretária.

A escritora recebeu da Semed dois livros produzidos por crianças da rede pública de ensino de Maceió, que foram lançados também na Bienal. As obras foram ilustradas pelos pequenos.