Tutora faz homenagem diferente para cão falecido e comove a web
Sandra Manay teve uma ideia diferente para homenagear seu cão Yogi, já falecido. A atitude da mulher emocionou os vizinhos e a web
Uma tutora de New Jersey, Estados Unidos, dedicou o Dia dos Mortos para o seu cão Yogi, que faleceu em 2022. Sandra Manay construiu um altar para homenagear o pet que já partiu, mas o que ela não esperava é que sua atitude comoveria a vizinhança e viralizaria nas redes sociais.
“Na verdade, estávamos planejando nos mudar para esta casa com ele, mas ele faleceu apenas uma semana antes da assinatura do contrato”, contou Sandra a revista People. A mulher também comentou que desde o acontecimento, todos os anos a família constrói um altar para o pet.
O altar, também conhecido como oferenda, é a forma que algumas pessoas usam para honrar e acolher os espíritos de entes queridos que já morreram. Essa é uma prática que surgiu a partir de rituais pré-hispânicos do México, como os dos astecas e maias. No país, o Día de los Muertos é fortemente celebrado.
A homenagem
Neste ano, a tutora de Yogi decidiu que a homenagem não seria apenas dentro de casa. “Queríamos criar algo ao ar livre e compartilhar com a comunidade. O Dia dos Mortos pareceu a maneira certa de homenageá-lo e trazer seu espírito para este espaço”, explicou.

O altar foi montado para o falecido cão Yogi
Tom Konik, marido de Sandra, também participou de tudo. Os dois construíram a estrutura, forraram com feltro e decoraram com fotos emolduradas, miniaturas de cachorros, castiçais e vasos. O intuito era que os vizinhos pudessem colocar fotos de seus pets que já partiram também.
O casal acrescentou ainda uma estátua de um galgo italiano bem no meio do altar, que era a representação de todos os cães que já se foram. O que começou apenas como uma homenagem simbólica, acabou se transformando em algo ainda maior.
A vizinhança do casal realmente aderiu a ideia e passou a colocar fotos de seus animais de estimação. Rapidamente, o altar se encheu de mais decorações e virou uma exposição comunitária cheia de fofura, lembranças e memórias.
“Alguns vizinhos até trouxeram flores, petiscos e brinquedos para os cachorros. Esses gestos simples tornaram tudo ainda mais especial e vibrante”, comentou.Sandra afirmou que toda essa comoção e participação foi muito especial. Para ela, esta foi uma forma de se conectar com outras pessoas que também amaram e perderam animais de estimação. “Tornou-se algo mais do que apenas para nós”, acrescenta.
Chegou em outros lugares
O casal que já estava surpreso com a situação, acabou ficando ainda mais. Uma criadora de conteúdo do TikTok, Sandra Duran, se deparou com o altar e decidiu postar na plataforma. “Como mexicana e mãe de cachorro, isso me destruiu. Uma das oferendas e altares mais lindos que já vi”, escreveu a mulher na legenda do post.

O vídeo compartilhado por Sandra Duran viralizou e comoveu milhares de pessoas
Como esperado, o vídeo da criadora viralizou e, atualmente, conta com mais de 3 milhões de visualizações e quase 750 mil curtidas. Diversas pessoas começaram a interagir com o conteúdo nos comentários e compartilhar fotos de seus próprios altares para os pets falecidos.
Um internauta comentou: “Minha primeira oferenda para meu falecido cachorro e ouriço. Em meu quarto, para que meus bebês possam me visitar. Espero poder manter a tradição!”. Outra mulher também disse: “Não é sobre estar triste, é sobre ser feliz, porque eles virão nos visitar”.
Para Sandra, ver a notícia se espalhar dessa forma e atingir tantas pessoas foi motivo de emoção e conforto. Segundo ela, perder os próprios pets é uma situação extremamente devastadora, já que esses bichinhos também se tornam parte da família.
“É bom ser vista, porque o luto pela perda de um animal pode ser muito isolador. Para muitas pessoas, eles são ‘apenas animais’ ou algo que pode ser substituído, o que é muito difícil de ouvir”, relatou.O que realmente importa
A tutora ainda acrescentou que o mais importante em toda essa história eram os momentos de tranquilidade que todos puderam vivenciar. Parar e pendurar uma foto no altar, ver que outras pessoas também vivem o luto, compartilhar as próprias histórias com os pets ou até ficar somente em silêncio.

O altar montado pelo casal foi um símbolo de conforto também para a vizinhança
Sandra relembrou que quem passou por ali teve diversas experiências, desde sorrir até chorar. “Tornou-se um espaço onde as pessoas podiam refletir e se sentir conectadas, mesmo sem se conhecerem. Esse senso de comunidade e compreensão mútua foi incrivelmente significativo”, recordou.
De acordo com ela, a construção acabou se tornando muito mais que um altar, virou uma tradição viva que mantém a memória dos pets. “Estamos guardando todas as fotos deste ano em uma pasta para que suas histórias continuem fazendo parte da oferenda por muitos anos”, finaliza.
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
