Técnica de enfermagem é suspeita de desviar vacinas do SUS e vendê-las a valores altíssimos
O caso ocorrido no município da Barra de São Miguel é tratado como estelionato, além de crime contra a saúde pública
Uma técnica de enfermagem está sendo investigada após uma denúncia de que ela teria desviado doses de vacina contra miningite tipo C, disponibilizadas de forma gratuita pelo Siste Único de Saúde (SUS) e vendido para pessoas em tratamento contra meningite tipo B. O caso ocorrido no município da Barra de São Miguel é tratado como estelionato, além de crime contra a saúde pública.
De acordo com a delegada responsável pelas investigação, Liana França, a suspeita atuava em um posto de saúde daquele município e, possivelmente, desviou os imunizantes da unidade de saúde onde trabalhava. Ela cobrava valores altíssimos pelas vacinas, que chegava a um total de R$ 1.800. Após a denúncia, ela foi afastada das funções que desempenhava no local.
Vítimas
Ainda segundo as investigações, um casal, que teria sido vítima da técnica de enfermagem, chegou a aplicar cerca de cinco doses da vacina contra miningite no filho, um bebê de apenas 11 meses. O correto seria cerca de duas a três doses do imunizante, apenas.
Até o momento, duas denúncias foram formalizadas contra a suspeita. A delegada explica que é possível que ainda mais vítimas apareçam, após a repercusão do caso. Ela classificou o caso como uma 'situação gravíssima", e que a prática é "uma coisa de quem não tem dignidade”.
A prefeitura da Barra de São Miguel emitiu uma nota oficial informando que a servidora suspeita de aplicar vacinas de forma irregular foi afastada, como medida cautelar para resguardar o interesse público e assegurar a plena regularidade da apuração.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Confira nota da íntegra da Prefeitura da Barra de São Miguel:
A Secretaria Municipal de Saúde da Barra de São Miguel informa que, diante das notícias veiculadas na imprensa local acerca do suposto envolvimento de uma servidora na aplicação irregular de vacinas, adotou imediatamente todas as providências administrativas cabíveis.
Esclarece que somente tomou conhecimento dos fatos, em 5 de novembro de 2025. No mesmo dia, ao tomar ciência das informações constantes nos autos, foi determinado o afastamento cautelar imediato da servidora, medida necessária para resguardar o interesse público e assegurar a plena regularidade da apuração.
Últimas notícias
Entenda a operação militar dos EUA contra o narcotráfico na América do Sul
Mega-Sena 2940: sorteio desta sexta (14) pode pagar R$ 100 milhões
Charles Pacheco discute implantação do Ecoponto em São Sebastião para 2026
PF sugere inclusão de Cid e parentes em programa de testemunhas ameaçadas
Homem é preso com drogas e arma de fogo após denúncia de violência doméstica em Piaçabuçu
Grammy Latino: Quais brasileiros ganharam prêmios na edição de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
