Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Denúncia sobre possível exaustão física será apurada pela corporação.
O cabo Danilo Firmino da Silva, 37 anos, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e lotado no 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Caruaru, no Agreste, morreu após passar mal durante uma atividade do Curso de Mergulho Autônomo na Região Metropolitana do Recife, na quinta-feira (13). O CBMPE confirmou o falecimento em nota oficial divulgada nessa sexta-feira (14).
Segundo a corporação, o bombeiro passou mal durante uma atividade do curso e recebeu atendimento imediato das equipes de prevenção e dos instrutores. Ele foi levado inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, Zona Oeste do Recife, e, devido à gravidade do quadro, foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central da capital, onde passou por cirurgia de emergência. Apesar dos esforços das equipes médicas, Danilo Firmino não resistiu.
Em nota, o CBMPE informou que os militares inscritos no curso passam por exames físicos e médicos prévios e que uma investigação interna deve apurar as circunstâncias do episódio. A corporação afirmou estar prestando apoio à família do bombeiro.
Um amigo de Danilo, que pediu para não ser identificado e trabalhou com ele entre 2011 e 2014, afirmou acreditar que a busca por uma melhor remuneração pode ter motivado o bombeiro a realizar o curso. Segundo ele, os militares aprovados recebem uma gratificação específica, o que leva muitos profissionais a buscar a especialização para complementar a renda.
No depoimento, o ex-colega também denunciou supostos excessos nos treinamentos. Ele afirmou que cursos de mergulho dentro das forças de segurança costumam impor cargas físicas consideradas por alguns participantes como superiores ao necessário para a função.
"Se exige muito fisicamente do candidato, bem mais do que o necessário. O que realmente importa é a técnica do mergulho. Claro que tem que haver condicionamento, mas o que se exige pode levar à exaustão", disse.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) afirmou que o Curso de Mergulho Autônomo se trata de uma capacitação de alta exigência técnica e física e que todos os protocolos de treinamento seguem padrões nacionais e internacionais de segurança e salvamento. Ainda reforça que as circunstâncias do mal súbito que levou ao falecimento do Cabo Danilo Firmino da Silva estão sendo rigorosamente apuradas por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM) e demais procedimentos internos.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) foi procurada para comentar a denúncia e ainda não se posicionou.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
