Deputado do PT flagrado trocando socos em Curitiba se manifesta
Deputado Renato Freitas relata ataque de motorista e classifica episódio como violência racial e tentativa de intimidação
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) se pronunciou, nesta quarta-feira (19), após a divulgação de um vídeo em que aparece trocando chutes e socos com um homem no centro de Curitiba. As imagens, registradas no início da manhã, mostram o parlamentar vestindo uma blusa amarela e partindo para cima de um homem de preto.
No vídeo, Freitas chega a desferir dois chutes contra o oponente, mas é atingido por um soco e cai na rua. Logo após o golpe, o nariz do deputado começa a sangrar. Também é possível ouvir provocações trocadas entre os dois, como: “Você não é o gatão?” e “Você não é o famosinho?”.
Em pronunciamento publicado nas redes sociais em formato de vídeo, o deputado afirmou ter sido alvo de agressão racista enquanto caminhava com uma amiga, também negra, em Curitiba.
No vídeo, ele relatou que, desde a infância, convive com episódios de discriminação. Segundo ele, “nunca aprendeu a aceitar calado a violência que tentaram naturalizar” em sua vida.
O parlamentar contou que o episódio ocorreu quando atravessava a rua e um motorista teria jogado o carro em sua direção. “Eu só olhei, não gesticulei e não falei nada. Ele abaixou o vidro e já veio perguntando: ‘Tá olhando o quê, cara?’, e começou a me xingar”, afirmou.
Segundo Freitas, o homem saiu do carro e avançou para iniciar a briga. Em seguida, o motorista passou a segui-los, enquanto filmava “para tentar criar uma situação e gerar visualizações”. O deputado afirmou ter reagido para se defender até conseguir imobilizar o homem.
O parlamentar declarou, ainda, que não pretende se apresentar como vítima ou agressor, mas questionou a motivação do ataque. “Qual a razão de alguém descer do carro, no meio do nada, para partir para cima de outra pessoa?”, afirmou.
Últimas notícias
Galba Novaes reúne milhares ao lado de Renan Filho e mostra força
Gilmar Mendes diz que reajuste do Bolsa Família é legal e não fere regras eleitorais
Casal denuncia caso de racismo em clínica médica na área sobre de Maceió
Estação Dramalândia atrai grande público e expõe febre coreana em Alagoas
Homem é preso com drogas, arma de fogo e motocicleta irregular em Maceió
Foto tirada em Londres mostra Paulo Gonet com Vorcaro fumando charuto
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
