Segurança

Bolsonaro confessa à PF ter usado ferro de solda para danificar tornozeleira

A tentativa de danificar a tornozeleira foi citada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, como um dos fundamentos para decretar a prisão preventiva do ex-presidente

Por Lane Gois 22/11/2025 16h04 - Atualizado em 22/11/2025 16h04
Bolsonaro confessa à PF ter usado ferro de solda para danificar tornozeleira
A defesa afirmou que a medida cautelar “coloca a vida do ex-presidente em risco” - Foto: Redes sociais/ Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu à Polícia Federal que utilizou um ferro de solda na tentativa de romper a tornozeleira eletrônica que estava obrigado a usar desde julho. A informação consta em documentos da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal e contraria a versão inicial apresentada por sua defesa, segundo a qual o dano teria ocorrido por um impacto acidental em uma escada.

O relatório técnico indica que o Sistema de Monitoração Eletrônica registrou um alerta de violação às 00h07 de sábado (22). A análise realizada por peritos afastou qualquer hipótese de falha na bateria ou defeito de fabricação, classificando o caso como uma violação grave do equipamento.

A tentativa de danificar a tornozeleira foi citada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, como um dos fundamentos para decretar a prisão preventiva do ex-presidente. O magistrado apontou o risco de evasão, especialmente diante da manifestação convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em frente à casa da família, no mesmo dia do episódio.

Testemunhas relataram que Bolsonaro não resistiu à ação policial. Em nota divulgada após a detenção, a defesa afirmou que a medida cautelar “coloca a vida do ex-presidente em risco”, citando seu estado de saúde, e anunciou que apresentará recurso contra a decisão.

*Estagiário sob supervisão