Governo de Alagoas discute pauta exportadora com o presidente em exercício Geraldo Alckmin
Estado destaca crescimento no número de empresas exportadoras e atuação internacional para diversificar mercados e enfrentar tarifas sobre o açúcar
As secretarias de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) participaram, nesta segunda-feira (24), de uma reunião convocada pelo presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para discussão da pauta exportadora.
O encontro reuniu representantes de diversos ministérios do Governo Federal, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e delegações estaduais para o anúncio de novos instrumentos de integração comercial e promoção de investimentos no país. Entre os destaques da agenda estão a expansão da Janela Única BID-MDIC, o lançamento da Portaria que institui o Monitor de Investimentos e a entrega oficial dos Planos Estaduais de Cultura Exportadora (PNCE).
As iniciativas reforçam o esforço nacional para dinamizar o ambiente de negócios, ampliar a transparência regulatória e fortalecer a competitividade dos estados na atração de investimentos.
.jpeg)
Intervenção alagoana
“A Serfi Alagoas é membro titular do Comitê Nacional da Política de Cultura Exportadora. Nossa intervenção foi no sentido de reforçar a defesa da suspensão das tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos ao açúcar nordestino”, destacou o secretário Executivo de Relações Internacionais, Raul Manso. Além dele, participaram pela Serfi o superintendente de Relações Federativas, Moisés Neves, e a assessora especial Laura Guaraciaba.
A delegação alagoana apresentou números positivos na ampliação de empresas exportadoras em seu território. “Em apenas um ano, o estado registrou crescimento de 17,3% no total de empresas que vendem para o exterior, passando de 52 para 61. O resultado reforça um avanço contínuo observado desde 2008, quando o número era 49% menor”, lembrou Manso, que representou o secretário de Estado Júlio Cezar.
Outro ponto de destaque foi a participação ativa do estado em ações de internacionalização. Em 2024, Alagoas sediou rodadas de negócios e o programa Exporta Mais Brasil, além de integrar missões internacionais na Alemanha e em Portugal por meio do Consórcio Nordeste.
Nessas agendas, cooperativas, empreendimentos de economia solidária e representantes da agricultura familiar puderam apresentar seus produtos, fortalecendo novos mercados e contribuindo para a diversificação da pauta exportadora.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, a presença de Alagoas no encontro reforça a estratégia do estado de ampliar sua inserção internacional.
“Alagoas vive um momento de ampliação da sua presença no comércio exterior. Na Sedics, estamos fortalecendo nossas cadeias produtivas, apoiando empresas que desejam exportar e trabalhando para atrair investimentos que gerem desenvolvimento sustentável. Participar desse diálogo nacional é essencial para defender os interesses do estado e abrir novos mercados para os nossos empreendimentos”, destacou a secretária Alice Beltrão.
A Sedics tem atuado de forma integrada com o Governo Federal e instituições parceiras para estruturar ações de apoio à internacionalização, qualificação empresarial, atração de investimentos e fortalecimento da competitividade industrial e cooperativista, contribuindo para ampliar o protagonismo econômico de Alagoas no cenário nacional e global.
Últimas notícias
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Jibóia com mais de dois metros é resgatada pela Polícia Militar nas ruas de Maceió
Transtorno Opositor Desafiador na infância: entenda principais características do distúrbio
Carro de idoso que desapareceu em Maceió é encontrado carbonizado
Polícia não vê indícios de abuso sexual em criança achada morta no Feitosa; delegada aguarda laudo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
