Prefeitos alagoanos pedem fim de impasse para que os municípios não fiquem sem emendas
Bancada alagoana no Congresso Nacional ainda não chegou a um acordo sobre as emendas de 2026
Prefeitos alagoanos estão incomodados com o impasse na bancada de Alagoas no Congresso Nacional que pode travar mais de R$300 milhões em emendas para o ano de 2026.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), encabeçada por Marcelo Beltrão (MDB), pede o fim do imbróglio para que obras e serviços essenciais nos 102 municípios não sejam afetados.
“O dinheiro é fundamental neste momento. A ausência dessas emendas impacta diretamente os municípios”, disse Beltrão à imprensa.
Diante do impasse, prefeitos pedem uma trégua na disputa entre Renan Calheiros e Arthur Lira para que Alagoas não seja impactada negativamente com a perda dos recursos.
O imbróglio
A indefinição sobre as emendas para 2026 se dá pela falta de consenso quanto ao modelo proposto para os recursos. O coordenador da bancada, Paulão (PT), obteve o apoio de sete parlamentares para apresentar as emendas individualizadas. Renan Calheiros, Fernando Farias, Isnaldo Bulhões e Rafael Brito, se recusaram a assinar o documento alegando irregularidades no formato.
Nesta terça-feira (25), a bancada alagoana no Congresso Nacional anunciou uma solicitação ao presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho, para que seja realizada uma reunião técnica urgente com as consultorias de Orçamento da Câmara e do Senado.
Últimas notícias
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Fim da escala 6x1: o que acontece se o Senado aprovar a PEC nesta quarta
Calendário de 2026 ainda reserva quatro feriadões; veja quais
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
