Imagens mostram verme 'manipulador' saindo do corpo de louva-deus
Vídeo nas redes sociais mostra momento em que homem joga água em louva-deus e sai um verme de dentro do corpo do bicho. Saiba por quê
Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais o vídeo em que um parasita de tamanho considerável, chamado de verme-crina-de-cavalo (Gordioidea), sai de dentro de um louva-deus (Mantodea) após o inseto ser molhado. E, acredite: apesar de ser comum, a relação entre os animais não é nada saudável.
Todo o ciclo parasitário começa na água doce: a fêmea do verme deposita os ovos e de lá saem larvas minúsculas que são consumidas por insetos menores – os chamados hospedeiros intermediários. Os infectados servem de alimento para invertebrados, como besouros, gafanhotos e, nesse caso, o louva-deus.
A partir desse momento, os invertebrados maiores caem na cilada dos vermes. Inicialmente no corpo dos insetos menores, o cisto vai parar no hospedeiro definitivo e começa a se desenvolver. Pequeno, o parasita semelhante a um fio passa a consumir os nutrientes do louva-deus e crescer assustadoramente, ficando enrolado no abdômen do inseto por semanas ou meses.
Se você acha que o golpe acabou, está enganado. Para sair do corpo do inseto, o verme passa a controlar sua mente, levando-o até a água – o louva-deus é um inseto totalmente terrestre. Assim que encontra sinal de água, o verme sai pela parte de trás do inseto, à procura de uma fêmea para se reproduzir e iniciar o ciclo novamente. Já o invertebrado não costuma sobreviver devido aos ferimentos causados pela saída abrupta ou acaba afogado.
Isso explica por que, durante o vídeo viralizado, o verme sai do louva-deus assim que jogam água no inseto. Ao ser enganado pelo líquido, ele achou que tinha chegado o momento de sair e fugiu do corpo do hospedeiro.
Ainda não se sabe como o crina-de-cavalo transforma o louva-deus em “zumbi”, mas cientistas acreditam que ele libera substâncias químicas para controlar o cérebro do inseto. Apesar de causar medo, os parasitas, especialistas em atacar insetos terrestres, não são perigosos para humanos.
Últimas notícias
Após concluir quimioterapia, criança recebe homenagem da Latam em voo para Maceió
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
