Imagens mostram verme 'manipulador' saindo do corpo de louva-deus
Vídeo nas redes sociais mostra momento em que homem joga água em louva-deus e sai um verme de dentro do corpo do bicho. Saiba por quê
Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais o vídeo em que um parasita de tamanho considerável, chamado de verme-crina-de-cavalo (Gordioidea), sai de dentro de um louva-deus (Mantodea) após o inseto ser molhado. E, acredite: apesar de ser comum, a relação entre os animais não é nada saudável.
Todo o ciclo parasitário começa na água doce: a fêmea do verme deposita os ovos e de lá saem larvas minúsculas que são consumidas por insetos menores – os chamados hospedeiros intermediários. Os infectados servem de alimento para invertebrados, como besouros, gafanhotos e, nesse caso, o louva-deus.
A partir desse momento, os invertebrados maiores caem na cilada dos vermes. Inicialmente no corpo dos insetos menores, o cisto vai parar no hospedeiro definitivo e começa a se desenvolver. Pequeno, o parasita semelhante a um fio passa a consumir os nutrientes do louva-deus e crescer assustadoramente, ficando enrolado no abdômen do inseto por semanas ou meses.
Se você acha que o golpe acabou, está enganado. Para sair do corpo do inseto, o verme passa a controlar sua mente, levando-o até a água – o louva-deus é um inseto totalmente terrestre. Assim que encontra sinal de água, o verme sai pela parte de trás do inseto, à procura de uma fêmea para se reproduzir e iniciar o ciclo novamente. Já o invertebrado não costuma sobreviver devido aos ferimentos causados pela saída abrupta ou acaba afogado.
Isso explica por que, durante o vídeo viralizado, o verme sai do louva-deus assim que jogam água no inseto. Ao ser enganado pelo líquido, ele achou que tinha chegado o momento de sair e fugiu do corpo do hospedeiro.
Ainda não se sabe como o crina-de-cavalo transforma o louva-deus em “zumbi”, mas cientistas acreditam que ele libera substâncias químicas para controlar o cérebro do inseto. Apesar de causar medo, os parasitas, especialistas em atacar insetos terrestres, não são perigosos para humanos.
Últimas notícias
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Fantasma RUN agita Maceió com shows gratuitos, corrida e muito rock à beira-mar neste sábado
Renan Filho é recebido por 10 mil pessoas em União dos Palmares
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitos do Litoral Norte de Alagoas assinam TAC para fortalecer combate ao feminicídio e proteção às mulheres
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
