Imagens mostram verme 'manipulador' saindo do corpo de louva-deus
Vídeo nas redes sociais mostra momento em que homem joga água em louva-deus e sai um verme de dentro do corpo do bicho. Saiba por quê
Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais o vídeo em que um parasita de tamanho considerável, chamado de verme-crina-de-cavalo (Gordioidea), sai de dentro de um louva-deus (Mantodea) após o inseto ser molhado. E, acredite: apesar de ser comum, a relação entre os animais não é nada saudável.
Todo o ciclo parasitário começa na água doce: a fêmea do verme deposita os ovos e de lá saem larvas minúsculas que são consumidas por insetos menores – os chamados hospedeiros intermediários. Os infectados servem de alimento para invertebrados, como besouros, gafanhotos e, nesse caso, o louva-deus.
A partir desse momento, os invertebrados maiores caem na cilada dos vermes. Inicialmente no corpo dos insetos menores, o cisto vai parar no hospedeiro definitivo e começa a se desenvolver. Pequeno, o parasita semelhante a um fio passa a consumir os nutrientes do louva-deus e crescer assustadoramente, ficando enrolado no abdômen do inseto por semanas ou meses.
Se você acha que o golpe acabou, está enganado. Para sair do corpo do inseto, o verme passa a controlar sua mente, levando-o até a água – o louva-deus é um inseto totalmente terrestre. Assim que encontra sinal de água, o verme sai pela parte de trás do inseto, à procura de uma fêmea para se reproduzir e iniciar o ciclo novamente. Já o invertebrado não costuma sobreviver devido aos ferimentos causados pela saída abrupta ou acaba afogado.
Isso explica por que, durante o vídeo viralizado, o verme sai do louva-deus assim que jogam água no inseto. Ao ser enganado pelo líquido, ele achou que tinha chegado o momento de sair e fugiu do corpo do hospedeiro.
Ainda não se sabe como o crina-de-cavalo transforma o louva-deus em “zumbi”, mas cientistas acreditam que ele libera substâncias químicas para controlar o cérebro do inseto. Apesar de causar medo, os parasitas, especialistas em atacar insetos terrestres, não são perigosos para humanos.
Últimas notícias
Famílias da zona rural de Penedo são atendidas pelo Programa Assistência Com Você
Hospital comandado por Chicão é investigado por falta de transparência no agendamento de cirurgias
Homem é baleado em tentativa de homicídio perto do Mercado Público de Arapiraca
Operação para combater fraudes fiscais e irregularidades em postos de combustíveis é deflagrada em Maceió
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Operação Tampa Bueiro chega à Avenida Siqueira Campos, no Prado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
