CBMAL discute novos investimentos com diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública
Reunião em Maceió destacou ações para turismo seguro, proteção de povos originários e combate a incêndios em biomas regionais
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã dessa quinta-feira (27), uma reunião com a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli. O encontro ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e tratou sobre oportunidades de investimentos gerenciados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, nos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste.
A diretora do FNSP foi recepcionada pelo Comandante-Geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, pelo assessor de planejamento e orçamento, tenente-coronel Marcos, e pelo chefe da seção de projetos e convênios, capitão Percia. Na ocasião, foram debatidas questões voltadas ao aprimoramento e às oportunidades de investimentos gerenciados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública para os Corpos de Bombeiros Militares de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Durante o encontro, foram destacadas ações para impulsionar o turismo no Nordeste com a segurança necessária, em parceria com o Ministério do Turismo, com o objetivo de fortalecer a atuação dos Corpos de Bombeiros na proteção de turistas. Também foi apresentada a criação de um projeto destinado aos povos originários, em parceria com órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério do Turismo (MTur) e Ministério dos Povos Indígenas (MPI), atuando na proteção de comunidades originárias, valorizando diretamente a cultura e as necessidades desses povos no Nordeste, especialmente em Alagoas.
Além disso, o momento serviu para discutir ações voltadas às ocorrências de grandes proporções envolvendo fogo em vegetação e à atuação constante da corporação na preservação dos balneários e biomas locais. A estratégia traçada busca, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a utilização do Fundo Amazônia, gerenciado pelo FNSP, para investimentos na estrutura das corporações, visando ao combate a incêndios nos biomas da Mata Atlântica e Caatinga, atuando ativamente na preservação da fauna e da flora da região.
.jpg)
1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos
A diretora do FNSP foi uma das convidadas participantes do 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos para Corpos de Bombeiros Militares da Região Nordeste, evento promovido pelo CBMAL e realizado nos dias 26 e 27 de novembro, que teve como objetivo debater questões relacionadas à gestão de recursos nas corporações.
Durante a participação no evento, ela destacou a importância de analisar e discutir diferentes fontes orçamentárias para captação de recursos e como essa mudança de visão é necessária para ampliar horizontes e perspectivas.
“A expectativa é que a gente possa começar a pensar fora da caixa quando o assunto é orçamento e financiamento da segurança pública. Eu acho que ainda pensamos muito de maneira ortodoxa, e o que a gente precisa é mudar o mindset, mudar a forma de enxergar o financiamento da segurança pública. Então, iniciativas como essa ajudam as pessoas a terem novas ideias, especialmente a revisitarem suas missões e a cotejarem com as diversas fontes de financiamento que existem tanto na União quanto nos estados.”, ressaltou.
Últimas notícias
PRF recupera em Rio Largo carro furtado há dez anos em Recife
TSE suspende e, horas depois, libera canal de Janones pró-Lula no WhatsApp
Campanha de Flávio contesta corregedor por decisão sobre "Exército do Lula"
Arapiraca tem dia de mobilização pró-Lula com caminhada pela democracia
Empresário é morto a tiros no Sertão de Pernambuco 20 dias após ter carro incendiado
Suspeito de matar jovem com cano de escape em Igreja Nova é preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
