CBMAL discute novos investimentos com diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública
Reunião em Maceió destacou ações para turismo seguro, proteção de povos originários e combate a incêndios em biomas regionais
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã dessa quinta-feira (27), uma reunião com a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Camila Pintarelli. O encontro ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e tratou sobre oportunidades de investimentos gerenciados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, nos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste.
A diretora do FNSP foi recepcionada pelo Comandante-Geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, pelo assessor de planejamento e orçamento, tenente-coronel Marcos, e pelo chefe da seção de projetos e convênios, capitão Percia. Na ocasião, foram debatidas questões voltadas ao aprimoramento e às oportunidades de investimentos gerenciados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública para os Corpos de Bombeiros Militares de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Durante o encontro, foram destacadas ações para impulsionar o turismo no Nordeste com a segurança necessária, em parceria com o Ministério do Turismo, com o objetivo de fortalecer a atuação dos Corpos de Bombeiros na proteção de turistas. Também foi apresentada a criação de um projeto destinado aos povos originários, em parceria com órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério do Turismo (MTur) e Ministério dos Povos Indígenas (MPI), atuando na proteção de comunidades originárias, valorizando diretamente a cultura e as necessidades desses povos no Nordeste, especialmente em Alagoas.
Além disso, o momento serviu para discutir ações voltadas às ocorrências de grandes proporções envolvendo fogo em vegetação e à atuação constante da corporação na preservação dos balneários e biomas locais. A estratégia traçada busca, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a utilização do Fundo Amazônia, gerenciado pelo FNSP, para investimentos na estrutura das corporações, visando ao combate a incêndios nos biomas da Mata Atlântica e Caatinga, atuando ativamente na preservação da fauna e da flora da região.
.jpg)
1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos
A diretora do FNSP foi uma das convidadas participantes do 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos para Corpos de Bombeiros Militares da Região Nordeste, evento promovido pelo CBMAL e realizado nos dias 26 e 27 de novembro, que teve como objetivo debater questões relacionadas à gestão de recursos nas corporações.
Durante a participação no evento, ela destacou a importância de analisar e discutir diferentes fontes orçamentárias para captação de recursos e como essa mudança de visão é necessária para ampliar horizontes e perspectivas.
“A expectativa é que a gente possa começar a pensar fora da caixa quando o assunto é orçamento e financiamento da segurança pública. Eu acho que ainda pensamos muito de maneira ortodoxa, e o que a gente precisa é mudar o mindset, mudar a forma de enxergar o financiamento da segurança pública. Então, iniciativas como essa ajudam as pessoas a terem novas ideias, especialmente a revisitarem suas missões e a cotejarem com as diversas fontes de financiamento que existem tanto na União quanto nos estados.”, ressaltou.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
