Justiça

Humberto Pimentel e Péricles Gama tomam posse como procuradores de Justiça do MPAL

Humberto Pimentel e Péricles Gama foram eleitos pelo colegiado em votação realizada no dia 18 de novembro, durante sua 37ª sessão ordinária

Por 7Segundos com assessoria 28/11/2025 20h08
Humberto Pimentel e Péricles Gama tomam posse como procuradores de Justiça do MPAL
Humberto Pimentel e Péricles Gama foram eleitos pelo colegiado em votação realizada no dia 18 de novembro, durante sua 37ª sessão ordinária - Foto: Reprodução

Os procuradores Humberto Pimentel Costa e Péricles Gama de Lima Filho foram empossados pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em solenidade festiva realizada nesta sexta-feira (28), no auditório do prédio-sede do MPAL, em Maceió. A cerimônia, que foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça e presidente do colegiado, Lean Araújo, contou com a participação de procuradores, promotores, membros do Judiciário e familiares dos empossados.

Para entrarem no auditório, os dois foram conduzidos pelas procuradoras de Justiça Denise Guimarães e Neide Camelo. Em seguida, coube ao procurador Luiz José Gomes Vasconcelos contar um pouco da trajetória dos dois novos procuradores no MPAL. “Todos nós unidos e imbuídos do mesmo propósito faremos muito e muito melhor, sempre em prol da justiça social e da defesa intransigente do Estado Democrático. Vossas Excelências agregarão ainda mais esforços e espírito de luta a esse Colegiado”, assinalou.

Em seu discurso de posse, Humberto Pimentel afirmou que trabalhou em muitos fóruns no interior do estado e recordou as eleições de 1996 como um período de forte atuação e aprendizado. “Em minha trajetória como promotor de Justiça, atendi ao público, fiz inspeções em delegacias, instituições de interesse de adolescentes e crianças, audiências e sessões do Tribunal do Júri. Como procurador de Justiça, acabo de prestar um juramento e me recordo de uma frase de Shakespeare que ‘a gratidão é o único tesouro dos humildes’”, salientou.

“Agradeço aos servidores e demais colaboradores do MPAL, aos meus familiares aqui presentes. Seguirei firme na defesa célere dos interesses dos alagoanos, pois, como ensina Rui Barbosa, ‘a justiça atrasada não é justiça, se não injustiça qualificada e manifesta’”, concluiu.

O procurador Péricles Gama, por sua vez, enfatizou sem seu discurso que a “atuação no segundo grau de jurisdição exige um olhar ainda mais sereno, técnico e aprofundado, garantindo os valores institucionais e a segurança jurídica”. “Comprometo-me a ser um defensor intransigente da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais individuais indisponíveis. Os desafios da sociedade contemporânea exigem inovação e compromisso renovado com os valores republicados”, acrescentou.

O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, enfatizou que a chegada dos dois novos procuradores vai contribuir para a transformação da sociedade alagoana. “Eles vão contribuir para o aprimoramento das ações do colegiado. E, de certo, como efeito reflexivo da atuação deles, sensata, equilibrada, no ambiente do Colégio de Procuradores, promoverão transformações na construção do MP alagoano”, assegurou Lean Araújo.

Representando todos os promotores de Justiça, o promotor Givaldo Lessa, que é presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), frisou que no MP de Alagoas existe um “diálogo intergeracional, um tratamento horizontal entre membros que atuam na primeira e na segunda instância e um respeito muito grande entre os membros”.

“Durante todo o trabalho deles como promotores, eles demonstraram esse respeito, esse zelo, o carinho pela nossa instituição. A chegada desses colegas num cargo tão elevado nos faz saber que o que faz nosso MP tão forte, proativo e combativo vai ser mantido”, afirmou Lessa.

A cerimônia de posse também permitiu que familiares dos procuradores Humberto Pimentel e Péricles Gama pudessem fazer uso da palavra. A primeira a falar foi Elaine Pimentel, irmã do procurador Humberto. Ela contou um pouco da história de vida dele desde o nascimento, passando pela infância, adolescência e período de estudos na universidade.

“Além de grande em tamanho físico, em altura, ele é grande na seriedade, na honestidade, na generosidade, no compromisso, em uma série de coisas que estão nos bastidores. É uma emoção muito grande testemunhar esse momento”, disse, emocionada, Elaine Pimentel.

Em seguida, o procurador Walber Valente, que é primo do procurador Péricles Gama, falou em nome da família. Ele citou os antepassados de ambos, desde a época do Império, quando se dedicaram aos estudos. “A única opção da família sempre foi a educação, o estudo, e isso foi sendo cultivado e estimulado em todas as gerações, até a nossa, que já é a quarta nessa sequência. Parabéns, Péricles, por esse reconhecimento e essa conquista que tanto nos honra”, salientou.

O procurador de Justiça e corregedor do MPAL, Eduardo Tavares, também discursou. Ele disse que o MP é o grande guardião da democracia e dos interesses mais elementares da sociedade.

“Todos nós temos feito um esforço incomum ao longo desse tempo que temos estado na instituição. E esse esforço pode buscar abrigo na esperança, que tem duas belíssimas filhas: a indignação e a coragem. Indignação contra injustiças e coragem para modificá-la. E é isso o que fizeram os procuradores em suas trajetórias. Os novos procuradores carregam dentro de si todas as virtudes que caracterizam os homens de bem”, apontou Tavares.

Humberto Pimentel e Péricles Gama foram eleitos pelo colegiado em votação realizada no dia 18 de novembro, durante sua 37ª sessão ordinária. Escolhido pelo critério de antiguidade, o procurador Péricles Gama de Lima Filho passa a ocupar o 7º cargo da Procuradoria Cível. Escolhido pelo critério de merecimento, o procurador Humberto Pimentel atuará no 5º cargo, também de uma Procuradoria Cível.