MPAL firma TAC para garantir segurança das festas de fim de ano em Maceió
Audiência pública reuniu PM, Corpo de Bombeiros, DMTT e secretarias municipais para definir regras e responsabilidades do réveillon na orla e nos eventos privados
Dezembro chegou e o maceioense já tem na agenda a despedida de 2025. A festa de fim de ano, por sua grandeza, sempre foi uma preocupação do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e o leva a realizar audiência pública para que os órgãos assumam a responsabilidade para que aconteça com segurança. Por isso, a Promotoria de Defesa do Consumidor realizou, nessa segunda-feira (2), no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, uma audiência pública onde foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a presença da Polícia Militar de Alagoas, do Corpo de Bombeiros, e do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito e secretarias municipais.
Como de costume, as tratativas englobaram pormenores chamando individualmente os participantes às suas responsabilidades, dentro da área que atuam. O titular da Promotoria, promotor de Justiça Max Martins fala sobre o cuidado para que, tanto os alagoanos quanto os visitantes possam se divertir sem perigo.
“Anualmente já temos esse encontro no cronograma da promotoria, não tem como deixarmos de reunir os organizadores do réveillon, um evento de grande porte, que reúne milhares de pessoas sem pensar em segurança. E isso não diz respeito somente às ações da polícia, mas de toda a logística idealizada. O Ministério Público precisa que se comprometam do acesso ao local à queima de fogos, passando da fiscalização imprescindível e autorização do Corpo de Bombeiros, à prontidão de equipes da Saúde para atendimento de urgência, à fiscalização dos produtos comercializados, à vigilância no tocante aos frequentadores que tenham menos de 18 anos entre outros quesitos. Todos os tópicos do TAC foram devidamente discutidos e construídos com a participação direta de cada representante e esperamos que tudo seja cumprido para que não haja a necessidade de adotarmos providências”, destaca Max Martins.
E, por questões de segurança em um local que será de grande aglomeração, repetindo as orientações dos anos anteriores, o Ministério Público frisou a venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro, a comercialização de churrasquinhos em espetos de madeira, por parte de ambulantes, comerciantes e do público em geral. Por falar nisso, é bom os ambulantes ficarem atentos ao prazo definido para se cadastrar e obter a autorização da Semsc para trabalhar no dia 31 de dezembro na orla de Maceió. Ficou acordado que, para utilizarem os espaços públicos devem solicitar, até o dia 15 de dezembro, o requerimento e o pagamento junto à mencionada secretaria, a mesma tendo até o dia 23 para enviar a relação de quem estará autorizado. Já em relação à distribuição de mesas e cadeiras fica proibida a ocupação irrestrita e desordenada.
Festas privadas
Pelo TAC não somente a festa organizada pelo poder público deve seguir as regras, quem for promover festa privada também estará submetido às cláusulas elencadas e os organizadores deverão observá-las e cumpri-las rigorosamente.
Devem, por exemplo, fazer a contratação de bombeiros civis de acordo com a legislação em vigor; adotar as providências necessárias para coibir o acesso de pessoas portando armas de fogo no interior dos eventos utilizando-se, preferencialmente, detectores de metal; contratar empresa de segurança devidamente registrada; providenciar a instalação de sistema de monitoramento por câmeras no interior do evento, e se possível, no entorno deste; além de cumprir, rigorosamente, todas as exigências sanitárias.
Fique por dentro de todas as determinações, acessando o TAC completo.
Últimas notícias
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
