Rafael Brito vota contra PL da dosimetria e afirma que proposta “aumenta sensação de impunidade”
Brito classificou o texto como uma “manobra perigosa” que pode favorecer condenados por incêndio, coação, crimes contra a administração pública e outros delitos
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) votou contra o Projeto de Lei 2162/2023, conhecido como PL da dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10). Segundo o parlamentar, a medida representa “um grave risco à segurança pública e ao Estado Democrático de Direito”.
Em vídeo, Brito afirmou que o texto aprovado reduz o tempo de cumprimento de penas para crimes graves, o que, segundo ele, amplia a sensação de impunidade no país. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado fez críticas diretas ao projeto.
“Você acha certo que uma pessoa condenada por crimes como incêndio, corrupção ou por ameaçar um cidadão cumpra apenas uma pequena parte da pena e saia livre? Pois foi exatamente isso que a Câmara aprovou ontem”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que a proposta abre brechas para beneficiar “um grupo político específico condenado por tentar dar um golpe de Estado e atacar a democracia”, além de outros condenados por crimes variados.
“É um grande retrocesso para todos nós e para a segurança pública. No fim das contas, quem paga o preço é o cidadão. Se esse projeto virar lei, a sensação de impunidade, que já é enorme, vai aumentar ainda mais”, declarou.
Brito classificou o texto como uma “manobra perigosa” que pode favorecer condenados por incêndio, coação, crimes contra a administração pública e outros delitos. Ele também criticou parlamentares que, segundo ele, “fingem defender a segurança pública”, mas votaram pela redução das penas.
“Eu votei contra. Sou totalmente contra essa manobra que coloca a população em risco. Reduzir penas para crimes dessa gravidade não é justiça — é um convite ao caos”, afirmou.
O deputado encerrou reafirmando seu posicionamento: “Estarei sempre ao lado do Brasil, da segurança pública de verdade, do cidadão de bem e do Estado Democrático de Direito”.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
