Em ligação, Lula pediu a Trump para não atacar Venezuela
Segundo o presidente, ele teria dito a Trump, em telefonema na semana passada, que não quer guerra na América Latina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (11/) que pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para não atacar a Venezuela. Lula disse ao americano que não quer guerra na América Latina e que a região é uma “zona de paz”.
“Quando eu conversava com ele, ele falava: Não, presidente… Sabe, ele falou muito comigo. Falei: ô, Trump, nós não queremos guerra na América Latina. Nós somos uma zona de paz. [Trump respondeu] ‘mas eu tenho mais armas, eu tenho mais navio, eu tenho mais bomba’. Falei: Mas, cara, eu acredito mais no poder da palavra do que no poder da arma”, afirmou o presidente brasileiro.
“Vamos tentar utilizar a palavra como instrumento de convencimento, de persuasão para a gente fazer as coisas certas. Vamos acreditar que a palavra é, diplomaticamente, a coisa mais forte que a gente tem para resolver os problemas”, completou Lula.
A declaração foi dada durante a abertura da Caravana Federativa, em Belo Horizonte (MG).
Na semana passada, os dois conversaram por cerca de 40 minutos. De acordo com o Planalto, eles conversaram sobre a decisão de retirar a tarifa de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Lula teria dito a Trump que a medida foi “muito positiva”.
Lula também solicitou que os EUA reforcem a cooperação com o Brasil no combate ao crime organizado internacionalmente. De acordo com o governo brasileiro, o republicano demonstrou “total disposição” para trabalhar com o Brasil e dará “todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”.
Lula e Maduro
Como mostrou o Metrópoles na coluna Igor Gadelha, Lula conversou com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, dias depois da ligação com Trump.
O telefonema foi mantido em sigilo até esta quinta. Procurada pela coluna, a Secretaria de Imprensa da Presidência brasileira informou que a ligação foi acertada entre os dois países e teve duração “relativamente rápida”. O tema da conversa foi a “paz no Caribe e na América do Sul”.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
