Brasil

Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”

Ex-governador e ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro foi ouvido pela CPI do Crime Organizado nesta terça-feira (16)

Por Metrópoles 16/12/2025 20h08
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Ex-governador e ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro foi ouvido pela CPI do Crime Organizado nesta terça-feira (16) - Foto: Reprodução

O ex-governador e ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro (RJ), Anthony Garotinho, pediu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, no Senado, para reforçar sua proteção policial após declarar que “prendeu todo o Comando Vermelho (CV)”. Ele depôs ao colegiado nesta terça-feira (16).

“Eu prendi Fernandinho Beira-Mar e prendi 87 líderes do Comando Vermelho. O Comando Vermelho abriu espaço para existência da milícia, porque eu prendi o Comando Vermelho todo. Prendi todos eles”, afirmou.

Garotinho informou aos senadores que já dispõe de segurança concedida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, mas expressou o desejo de reforço.

“Se puder encaminhar ofício ao governador do Estado…”, disse. “Eu ando acompanhado por policiais do Bope e do Batalhão de Choque, mas, se o senhor puder pedir para reforçar, eu agradeço sinceramente”, completou ele, dirigindo-se ao relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

O ex-governador do RJ defendeu ainda que os crimes cometidos por facções criminosas deveriam ser investigados apenas pela Polícia Federal (PF). “A grande infiltração de agentes públicos nessas organizações impede apuração. Se você federaliza, você torna a apuração mais rápida, mais eficiente e mais transparente”, declarou.