Duas escolas da rede estadual são selecionadas para a maior feira de iniciação científica do Brasil
Escolas estaduais Professora Benedita de Castro Lima, de Maceió, e Fernandina Malta, de Rio Largo, estão entre os cinco projetos alagoanos finalistas do evento
Duas escolas da rede estadual de ensino de Alagoas foram selecionadas para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada a maior feira de iniciação científica do Brasil, realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. A Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, de Maceió, e a Escola Estadual Fernandina Malta, de Rio Largo, estão entre os trabalhos finalistas da feira, com projetos desenvolvidos no ambiente escolar e voltados às áreas de sustentabilidade, tecnologia e saúde.
A seleção garante às equipes a participação na mostra nacional da Febrace, que reúne estudantes de diferentes regiões do país e promove o intercâmbio de experiências científicas desenvolvidas na Educação Básica e Técnica. Ao todo, 255 projetos de todo o Brasil foram selecionados entre mais de três mil trabalhos inscritos.
Em Alagoas, também tiveram projetos selecionados o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campi Maceió e Murici – e a Escola Sesi de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes, de Maceió (Sesi Centro). Ao todo, o estado teve cinco trabalhos finalistas na feira.
%20(12).jpg)
Tecnologia aliada à saúde
A Escola Estadual Fernandina Malta participa da Febrace com um projeto desenvolvido a partir da disciplina eletiva de Robótica. O professor orientador, Cássio Fagundes, explica que a proposta foi inspirada em atividades relacionadas à trajetória da psiquiatra Nise da Silveira e garantiu à escola a medalha de ouro na modalidade Robótica durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, realizado em novembro. O resultado contribuiu para a classificação do projeto para a feira da USP.
“Resolvemos desenvolver um protótipo baseado na forma humanista que ela defendia para lidar com problemas mentais”, relata o professor. Segundo ele, o objetivo foi criar uma tecnologia que pudesse contribuir com tratamentos psicológicos e terapêuticos, respeitando essa abordagem.
O aluno Anderthon Cristian da Silva Moura detalha que o projeto busca integrar tecnologia à área da saúde. “O nosso projeto ajuda pessoas com problemas cognitivos, físicos ou mentais. Ele funciona por meio da movimentação das mãos e também por comando de voz, com jogos cognitivos”, explica.
Sobre a participação na Febrace, o estudante destaca a dimensão da experiência. “Nunca tive uma oportunidade como essa. Saber que algo de uma escola pequena está tomando uma proporção tão grande é muito gratificante. A sensação é de dever cumprido”, afirma.
%20(11).jpg)
Resíduo transformado em bioplástico sustentável
Já a Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima foi selecionada com o projeto Canaplast, voltado ao reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar para a produção de plástico biodegradável. O professor Felipe Rodrigues, orientador da equipe, explica que a ideia surgiu a partir da pesquisa científica desenvolvida na escola.
“A gente utiliza um resíduo, que é o bagaço da cana-de-açúcar, que normalmente vai para o lixo, e transforma isso em um plástico biodegradável e termorresistente”, explica. Segundo ele, o material apresenta resistência a altas temperaturas e baixa dissolução em água, ampliando suas possibilidades de uso.
O aluno Rodrigo Medeiros Silva detalha o processo de produção do bioplástico. “Nós extraímos a celulose do bagaço da cana para compor o bioplástico. Ele tem uma degradabilidade extremamente elevada e pode substituir plásticos convencionais derivados do petróleo”, afirma. De acordo com o estudante, enquanto o plástico tradicional pode levar cerca de 400 anos para se decompor, o material desenvolvido pela equipe se degrada em aproximadamente dois meses.
O projeto também conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), por meio de bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O que é a Febrace
A Febrace é um programa de incentivo a talentos nas áreas de Ciências e Engenharia que estimula a cultura científica, o pensamento investigativo e o desenvolvimento de projetos inovadores entre estudantes e professores da Educação Básica e Técnica. Desde 2003, a feira realiza uma mostra nacional de projetos científicos e tecnológicos na Universidade de São Paulo, reunindo participantes de todo o Brasil.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
