Serviços

Eleitores têm até 6 de maio para regularizar título para as Eleições 2026

Prazo vale para emissão da primeira via, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados e cadastro biométrico em Alagoas

Por 7Segundos com Ascom TRE-AL 06/01/2026 15h03
Eleitores têm até 6 de maio para regularizar título para as Eleições 2026
Prazo para regularização do título de eleitor termina em 6 de maio, quatro meses antes das Eleições 2026 - Foto: Ascom TRE-AL

Com o primeiro turno das Eleições 2026 marcado para o dia 4 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) faz um alerta à população: faltam quatro meses para o fechamento do cadastro eleitoral. O prazo final para regularização termina em 6 de maio.

Até essa data, eleitoras e eleitores podem solicitar a emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados pessoais e o cadastramento biométrico. Após o encerramento do prazo, nenhum desses serviços poderá ser realizado até depois do pleito.

O fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes da eleição, conforme determina o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). O período é necessário para que a Justiça Eleitoral organize a logística do processo eleitoral, como definição das seções de votação e produção de materiais.

Os serviços podem ser solicitados de forma on-line, por meio do Autoatendimento ao Eleitor disponível no site do TRE-AL, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Em Alagoas, durante o mês de janeiro, o atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Em Maceió, também é possível realizar o atendimento nas Centrais Já! do Maceió Shopping e do Benedito Bentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para qualquer atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses, comprovante de quitação do serviço militar para homens maiores de 18 anos que irão tirar o primeiro título e, se houver, comprovante de pagamento de débitos com a Justiça Eleitoral.

Desde dezembro do ano passado, todos os serviços eleitorais passaram a ser regionalizados em Alagoas. Isso significa que o eleitor pode ser atendido em qualquer cartório, central ou posto de atendimento do estado, independentemente da zona eleitoral de origem, facilitando o acesso e ampliando a oferta dos serviços.