Segurança

Polícia Militar de Alagoas promove formatura de 17 novos soldados

CFP 2025 presta homenagem póstuma ao tenente R/R Lima, que dá nome à turma

Por 7Segundos, com PMAL 09/01/2026 17h05
Polícia Militar de Alagoas promove formatura de 17 novos soldados
Evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) - Foto: Weslley Ferreira

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) formou nesta sexta-feira (9) mais uma turma do Curso de Formação de Praças (CFP). Os concluintes foram declarados, oficialmente, os mais novos soldados da corporação. Uma história termina e outra começa para 17 militares, que se despedem do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), onde passaram os últimos meses, e serão distribuídos às suas novas unidades operacionais.

Sob a presidência do coronel Paulo Amorim, comandante-geral da Polícia Militar, o evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica, em Maceió. Oficiais, praças e familiares participaram do ato solene.

“A formatura do CFP 2025 simboliza mais do que a conclusão de um curso. Ela marca o início de uma nova etapa, em que os senhores e as senhoras, agora soldados, passam a seguir sua carreira na Polícia Militar de Alagoas, levando consigo o aprendizado adquirido, os valores cultivados e a responsabilidade de servir e proteger a sociedade alagoana nas ruas”, afirmou o comandante-geral.

A turma CFP 2025 escolheu como nome: 1º Tenente QOE PM José Alberto da Silva Lima (in memoriam). O oficial, falecido em novembro de 2025, estava na reserva remunerada, mas dedicou anos de serviço à unidade-escola, marcando gerações de militares. Familiares do veterano receberam a homenagem durante a cerimônia.


Com vibração e orgulho, e sob o comando da capitã Elisabeth Magna, o pelotão de formandos adentrou ao auditório marchando e entoando a tradicional Canção do Soldado, executada pela Banda de Música da PM.

A solenidade reconheceu o mérito intelectual e tático dos três primeiros lugares do curso. Destaque para três policiais femininas, que obtiveram as maiores médias entre os formandos: a soldado Williane Tavares ficou na 3ª colocação; a soldado Rayara Ingrid na 2ª; e a soldado Myllena Costa, que alcançou o 1º lugar no ranking de médias, foi também a juramentista. As três foram agraciadas com suas respectivas Medalhas Institucionais do Mérito Acadêmico: bronze, prata e ouro.

Em momento posterior, todos os concluintes puderam incorporar os brevês do CPF ao uniforme, simbolizando a conclusão. A cerimônia encerrou com o tão aguardado “fora de forma”. Os novos soldados Alexsandro Lima Cordeiro e Pamella Suêlla Alves Santos foram orador e juramentista, respectivamente.



A mesa de honra também foi composta pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvado Amorim; pelo comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), coronel Carlos Azevedo; pelo corregedor-geral da PM, tenente-coronel Lima Neto; pelo diretor de Pessoal da PM, tenente-coronel Phelipe Rogério; pela diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene Lima; pelo comandante de Policiamento da Região Sul (CPRSUL), tenente-coronel Fernando Soares e pelo major Daniel Valões, comandante do CFAP.

Homenagens


Cumprindo o rito de honra ao veterano, o 2º tenente da Reserva Remunerada (R/R) Ranielle Moreira de Almeida, foi convidado para receber a continência prestada por todos os militares presentes, sob o comando do coronel Paulo Amorim.

Foram reconhecidos ainda: o patrono, major Valões da Rocha; o paraninfo, tenente Leonardo Jorge da Silva Pacheco. Uma homenagem especial foi prestada ao tenente-coronel Pedro Honorato e à instrutora, que representou todos os demais, sargento Vitória Régia Lima Santos. Outros militares e personalidades foram chamados à frente de honra para receber o símbolo de gratidão por terem contribuído ao longo da jornada de formação.

CFP 2025


Iniciado em abril, o curso representou um período intenso de aprendizado teórico e prático que encerrou em dezembro. Foram mais de 1.500 horas-aula, com uma grande curricular robusta que reuniu conhecimentos técnicos, jurídicos, operacionais e humanos, além de atividades práticas que exigiram resistência física, equilíbrio emocional e espírito de equipe.



A chamada “Zero Um” da turma, como são denominados os primeiros colocados, destacou que a conclusão do CFP representa a concretização de um sonho iniciado ainda na época dos estudos para concursos e um objetivo de vida pelo qual todos lutaram. “A materialização deste momento é muito gratificante e emocionante. Só quem passou por um curso de formação policial militar sabe o quão cansativo, sacrificante e intenso ele é”, declarou a agora soldado Myllena Costa.

A fala da militar, que seguirá para a missão nas ruas, traduz o sentimento coletivo de superação vivido ao longo da formação. “Por mais difícil e desafiador que seja, o processo proporciona uma evolução pessoal e profissional incomensurável. Nunca seremos mais as mesmas pessoas: aprendemos, ressignificamos e criamos novos hábitos. Com certeza, saímos do CFAP como humanos melhores, aprendendo a dar mais valor aos nossos esforços e às pequenas coisas do dia a dia”, completou a combatente, celebrando: “O dia de hoje, entre tantas outras palavras, se resume em duas: gratidão e superação!”.