[Vídeo] Defensoria aciona Justiça por atraso na progressão de professores em Maceió
Descumprimento foi denunciado por professores. A progressão funcional é assegurada por sentença transitada em julgado desde 2022
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), por meio do Núcleo de Proteção Coletiva, ingressou, nesta segunda-feira (26), com pedido de execução de sentença judicial transitada em julgado para que o Município de Maceió adote medidas que garantam a conclusão, no prazo máximo de 30 dias a contar da solicitação do servidor, dos processos administrativos de progressão por titulação dos servidores do magistério, bem como para que seja declarada a progressão automática nos casos de descumprimento desse prazo.
A sentença, já transitada em julgado, foi obtida a partir de Ação Civil Pública ajuizada em 2019 pelo coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, defensor público Othoniel Pinheiro. A decisão estabeleceu que a administração municipal deve encerrar os procedimentos de mudança de classe por titulação no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data de protocolo do pedido pelo servidor.
O pedido de execução foi protocolado após a Defensoria Pública receber denúncias de professores que relataram ter solicitado a progressão funcional sem obter qualquer resposta do Município dentro do prazo previsto em lei municipal. Diante das reclamações, em dezembro de 2025, a DPE/AL encaminhou ofício à Prefeitura de Maceió requerendo informações sobre o cumprimento da decisão judicial, mas não obteve retorno até o momento.
A ACP foi julgada pela 14ª Vara da Capital, com sentença favorável aos servidores em junho de 2020. Posteriormente, a decisão foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em maio de 2022, consolidando o direito à progressão dentro do prazo legal.
No pedido de execução da sentença, a Defensoria Pública requer, entre outras medidas, a progressão imediata de todos os servidores abrangidos pela decisão judicial que possuam processos administrativos pendentes há mais de 30 dias, garantindo o efetivo cumprimento da sentença já transitada em julgado.
Além disso, pede que o Município de Maceió passe a divulgar, em site oficial e com acesso público, a tramitação dos processos administrativos relacionados à progressão por titulação. A proposta é que sejam disponibilizadas informações como número do processo, data de protocolo e fases de tramitação, com sinalização específica para aqueles que ultrapassarem o prazo de 30 dias.
Últimas notícias
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Incêndio atinge veículo na Avenida Juca Sampaio, em Maceió
TJAL realiza casamento coletivo e oficializa união de 261 casais
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no povoado Folha Miúda, em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
