Utilidade Pública

Banco de Leite Humano do HU precisa de doações urgentes para atender recém-nascidos

Mães que tenham disponibilidade para doar podem entrar em contato pelo telefone (82) 3202-3945; hospital oferece transporte gratuito para coleta do leite na residência da doadora

Por Assessoria 29/01/2026 15h03
Banco de Leite Humano do HU precisa de doações urgentes para atender recém-nascidos
A doação é essencial para manter a regularidade do atendimento - Foto: Assessoria

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) faz um apelo urgente à população para doações de leite humano. O estoque de leite pasteurizado está abaixo do necessário, o que compromete diretamente a assistência aos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

As mães que tenham disponibilidade para doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HU pelo telefone (82) 3202-3945. O hospital oferece transporte gratuito para coleta do leite na residência da doadora, além de orientação completa sobre o processo de doação.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HU, Maristela Honório, a doação é essencial para manter a regularidade do atendimento. “O hospital necessita, em média, de 20 litros de leite humano por mês e, atualmente, nosso estoque está em 14 litros. A doação é fundamental para evitar a falta em momentos críticos e garantir assistência contínua aos recém-nascidos”, explicou.

Doar leite humano é um gesto de solidariedade que salva vidas. Cada gota faz diferença, especialmente para bebês prematuros ou de baixo peso, pois garante maior proteção contra infecções, melhor recuperação clínica e desenvolvimento mais adequado.

Um único potinho de leite doado pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Para se tornar doadora, a mulher precisa estar saudável e não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

O Banco de Leite Humano do HU atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano, seguindo rigorosamente as normas sanitárias e de segurança.