Política

“O futuro começa quando o jovem tem um emprego digno”, diz Teca Nelma em mutirão de inclusão profissional

Teca Nelma destacou ainda a importância da responsabilidade social no enfrentamento do desemprego jovem.

Por 7segundos com assessoria 05/02/2026 10h10
“O futuro começa quando o jovem tem um emprego digno”, diz Teca Nelma em mutirão de inclusão profissional
O mutirão integrou empresas de diversos segmentos que abriram vagas de aprendiz especialmente para adolescentes e jovens encaminhados por programas de inclusão e instituições parceiras - Foto: Reprodução/Assessoria

A Vereadora por Maceió, Teca Nelma esteve presente no Mutirão de Inclusão Profissional, realizado sob o tema Conectando Oportunidades, Transformando Realidades. O evento, que reuniu cerca de 2 800 jovens e adolescentes em busca de oportunidades de aprendizagem, ofereceu 2.415 vagas de aprendiz em parcerias com empresas e organizações locais.

Para Teca Nelma, iniciativas como o mutirão vão além da simples colocação de jovens no mercado de trabalho. “O futuro de qualquer sociedade é construído quando damos aos nossos jovens o direito a um emprego digno, que valorize suas capacidades e promova seus sonhos”, afirmou. Ela ressaltou que o trabalho para adolescentes e jovens abre portas para a realização pessoal e fortalece o tecido social.

Teca Nelma destacou ainda a importância da responsabilidade social no enfrentamento do desemprego jovem. “Emprego não é só um salário no fim do mês, é a possibilidade de crescer, aprender, assumir responsabilidade e fazer parte ativa de uma comunidade”, observou. Para ela, a juventude tem muito a oferecer: “Os jovens têm energia, criatividade e visão de futuro. Quando investimos neles, não estamos apenas empregando pessoas, estamos investindo no amanhã”.

O mutirão integrou empresas de diversos segmentos que abriram vagas de aprendiz especialmente para adolescentes e jovens encaminhados por programas de inclusão e instituições parceiras. “É fundamental que empresas e instituições unam esforços para conectar quem busca trabalho com quem pode oferecer oportunidades reais”, complementou Teca Nelma, lembrando que a geração de emprego juvenil é uma questão estratégica para o desenvolvimento regional.
Organizadores estimam que as vagas ofertadas no evento podem representar uma virada na trajetória de muitos participantes, colocando jovens em contato com o mercado profissional e possibilitando aprendizado prático. A iniciativa da SECDEF em parceria de outros Órgãos, segundo Teca, prova que a responsabilidade com o futuro começa com ações efetivas no presente: “Dar oportunidade ao jovem é acreditar que a juventude tem capacidade de transformar realidades, e eles estão prontos para isso.”