Vereadores acreditam que prefeito JHC encontrará solução para food trucks da Pajuçara
Parlamentares discutiram o tema na sessão desta terça-feira (24)
Vereadores de Maceió discutiram na sessão ordinária desta terça-feira (24) o tema que trata da desocupação dos permissionários de food trucks na orla da Pajuçara. Os parlamentares se solidarizam com os trabalhadors e acreditam que o prefeito JHC encontrará uma solução para o impasse.
Dezenas de permissionários foram ao Palácio Mário Guimarães e os empreendedores receberam o apoio em massa dos parlamentares. A decisão judicial estabelece que a desocupação do espaço até o dia 31 de março de 2026. O setor envolve cerca de 200 pessoas, entre proprietários, trabalhadores e familiares. De acordo com dados da Fecomércio, o setor geraria um faturamento mensal de R$ 1,5 milhão.
Quem puxou o assunto foi a vereadora Silvania Barbosa (PSD). Ela destacou que os permissionários são trabalhadores e que irá defender os empreendedores. Ela acredita numa solução. “Eu tenho certeza que o prefeito vai achar uma alternativa”, disse.
Depois de Silvania Barbosa, foi a vez da vereadora Jeannyne Beltrão (PL). A parlamentar ressaltou que os trabalhadores podem contar com o apoio dela e da Casa Legislativa. Caio Bebeto (PL) também se posicionou favorável aos trabalhadores.
O vereador Jônatas Omena (PL) frisou que a Câmara de Maceió está unida na defesa dos permissionários. “Tenha certeza que os 27 vão lutar por vocês e tenho certeza que o prefeito vai arrumar uma solução”, ressaltou. David do Emprego (UB) também usou a tribuna para defender os trabalhadores.
Entenda
A sentença, originada pela Ação Civil Pública nº 0002135-16.2010.4.05.8000, ajuizada pelo MPF, tem como objetivo central combater a ocupação desordenada e a degradação ambiental da orla marítima de Maceió, provocadas por construções irregulares e equipamentos que comprometem o livre acesso à praia e a integridade da paisagem natural.
A iniciativa busca assegurar o cumprimento da legislação federal que protege o meio ambiente e garante o uso comum dos bens públicos, especialmente das áreas costeiras, que devem permanecer acessíveis à população.
Já transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso, a sentença determina que o Município de Maceió promova a reurbanização da orla com base em projeto previamente aprovado, respeitando critérios técnicos, ambientais e urbanísticos.
Entre as obrigações impostas pela sentença estão a padronização das barracas, quiosques e similares, com limite máximo de 12 metros de diâmetro para as coberturas, inclusão de banheiros acessíveis, áreas para funcionários e respeito às normas sanitárias e ambientais. Também foi proibida a instalação de elementos que obstruam a vista do mar, como muros, placas, toldos e objetos avulsos.
Veja também
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
