Saiu na TV

Sem meta de arrecadação, 23º Teleton não terá Silvio Santos nem plateia

O Teleton terá a sua 23ª edição exibida neste sábado (7), no SBT

Por RD1 07/11/2020 11h11
Sem meta de arrecadação, 23º Teleton não terá Silvio Santos nem plateia
Sílvio Santos - Foto: Reprodução

O Teleton terá a sua 23ª edição exibida neste sábado (7). A programa, transmitido pelo SBT, tem como objetivo arrecadar doações em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que completa 70 anos em 2020.

A campanha, que começou no dia 8 de setembro e terminará no dia 31 de dezembro, terá quatro meses de duração por causa do período de pandemia que o Brasil atravessa, bem como o resto do mundo, além das dificuldades financeiras que os brasileiros se encontram. Para enfrentar esta pandemia que exige afastamento, o Teleton não contará com a presença de Silvio Santos, nem remotamente.

Este ano, o Teleton vai levantar a bandeira do “capacitismo”, que é discriminação ou preconceito com as pessoas que têm algum tipo de deficiência.

“O Silvio Santos participa do Teleton desde sempre, agora, estar no palco, não, certamente. Remotamente, é difícil falar. Não posso prometer isso. Pedir a gente vai, mas se ele vai poder, é outra história”, revelou a diretora-geral da campanha, Norma Mantovanini.

Os padrinhos do evento, Eliana e Daniel, comentaram sobre a importância de se manter o altruísmo em um momento em que só se vê dificuldade. “A distância não vai atrapalhar em nada. Este período que estamos vivendo nos fez botar a mão na consciência e vermos que somos muito pequenininhos. E que a gente acima de tudo, não é nada sozinho. Então, a gente precisa daquele que participa da história sempre, mas de forma diferente, mas a essência é a mesma e eu tenho certeza que vamos ter um resultado muito positivo”, disse o cantor.

Daniel ainda contou que haverá a presença de Ivete Sangalo de maneira remota na programação do Teleton. “Nós, eu, a Ivete, e todos os outros cantores desse nosso Brasil querido, temos uma incumbência de sermos instrumentos de paz e alegria, principalmente neste momento que estamos vivendo, de trazer alegria por meio da música”, ressaltou.

O cantor também falou sobre o fato de nos atentarmos para as coisas simples, que é o que fala a música deste ano do Teleton. “Talvez, o que a gente precisa para sermos felizes de verdade é só nos atentarmos às coisas simples que estão ao nosso redor, mas que por conta da correria do dia a dia, não prestamos atenção. É disso que precisamos, de tempo, para nos entendermos e sermos melhores mais adiante”, explicou.

Já Eliana ressaltou que é importante viver os momentos simples da vida. “Como tudo em 2020, essa edição está sendo muito diferente. Estamos passando pro provações. É um ano de aprendizado. O que eu mais aprendi nessa pandemia, é que podemos fazer a diferença na vida das pessoas”, comentou.

A apresentadora seguiu ressaltando a necessidade de fazer a diferença na ajuda ao próximo a distância. “Mesmo longe, sem podermos dar aquele abraço caloroso nas pessoas que a gente mais nana, podemos passar um carinho por meio de uma palavra, áudio, doação. Este é nosso desafio para este Teleton 2020”, discursou.

“Pela primeira vez, como madrinha e artista, nós vamos apresentar as pessoas e os artistas a distância, mas eu não tenho dúvida de que esta distância não vai fazer a diferença quando a gente fala de amor, da necessidade de olhar o outro, estender a mão e colaborar com quem precisa mais”, destacou.

Padrinhos digitais da atração, Maisa Silva e Celso Portiolli disseram que ficaram muito preocupados com a pandemia ao pensar nas pessoas que precisam de atendimentos na AACD.

“Este ano, eu me deparei com este cenário que estamos vivendo, uma das minhas maiores preocupações foi com a AACD. Eu tive o privilégio de ficar na minha casa e proteger minha família e pessoas próximas a mim, mas e os pacientes da AACD que precisam dos tratamentos e dos profissionais que estão se dedicando? Tudo isso fica passando na minha cabeça”, confidenciou a jovem.

Maisa ainda contou que sentiu uma mobilização de jovens para ajudarem à campanha. “Eu vi uma mobilização que me deixou muito otimista de jovens e de marcas que já ajudaram muito, que mesmo sendo pequenas, significou muito pra mim naquele momento, pois eu sabia que enfrentaríamos uma dificuldade grande que é o distanciamento”, analisou.

Portiolli falou do desafio de se fazer a atração funcionar em meio à pandemia. “É um desafio grande de inventar uma nova maneira de levar um novo Teleton para quem está em casa sem grandes aglomerações. A sorte é que o SBT e a AACD focaram no digital há 2 anos. Quando começou, foi em uma estrutura gigante, uma loucura. No ano seguinte, teve uma nova estrutura. No ano passado, tivemos o digital de novo, não tão grande como o primeiro. Neste ano, estamos no meio de uma pandemia que ninguém esperava no mundo e todo mundo mudando a forma de se trabalhar“, ressaltou.

O animador também destacou que o digital terá uma importância muito grande no Teleton 2020. “Este ano eu tenho certeza que as doações, por meio do digital, terá uma participação muito grande”, contou.