20 mil alevinos são entregues em assentamentos de Jacuípe
Seagri contemplou com alevinos da espécie tilápia 250 famílias da cidade da região Norte
Famílias de pequenos agricultores dos assentamentos Boa Vista e Canafístula, em Jacuípe, na regiao Norte de Alagoas, foram beneficiadas com a entrega de 20 mil alevinos, da espécie tilápia. A entrega foi promovida pela equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). A entrega foi feita essa semana.
O secretário municipal da Agricultura de Jacuípe, José Cláudio Soares, explica que a entrega de alevinos por parte da Secretaria da Agricultura do Governo de Alagoas contribui diretamente com as atividades nas comunidades e gera rendimentos a mais para os agricultores.
“A satisfação de quem recebe os alevinos é muito grande, e isso é gratificante”, reconhece José Cláudio. De acordo com ele, com o período chuvoso, barragens e açudes estão cheios, o que favorece ainda mais para a atividade da pesca.
As 250 famílias dos dois assentamentos atualmente vivem exclusivamente da produção dos cultivos do feijão, milho, banana, limão, laranja, pimenta, macaxeira, inhame, batata doce, hortaliças, entre outros, e também passam ser beneficiadas com a atividade de pesca, na produção de tilápias.
O superintendente de Aquicultura da Seagri, Luciano Barros, informa que cada comunidade recebe orientação técnica sobre o manejo e a alimentação e, ainda, leva a cota que cada família recebeu para cultivar.
“O programa de distribuição de alevinos do Governo de Alagoas, e executado pela Seagri, tem garantido aos pequenos agricultores um alimento de grande teor nutricional, e o excedente tem sido comercializado em feiras livres e nas próprias comunidades onde estão sendo produzidos”, constata Barros.
Dona Quitéria Silva, do assentamento Canafístula, afirma que além de produzir macaxeira, limão, banana, laranja e hortaliças, vai se dedicar também na criação dos alevinos. “Com mais essa atividade, pretendo ganhar uma renda extra e também aproveitar um alimento saudável”.