Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água
Casal já está averiguando a origem da interferência na qualidade da água

Moradores do município de Jacuípe, região norte de Alagoas, procuraram o 7Segundos para reclamar da qualidade da água fornecida à população. Os residentes da cidade, localizada a 129 km de Maceió, afirmam que não estão usando mais o líquido para ingestão, apenas para uso doméstico. A cor da água é o que intriga os moradores.
O empresário Laércio Marques da Silva Júnior disse que o povo está com receio em tomar a água. "Quando está limpa o pessoal da cidade ainda consome, mas quando está assim acho que ninguém bebe. Já faz mais de 20 dias que está assim”, informou o empresário. Os moradores alegam que o problema atinge todo o Centro da cidade e o Conjunto Amaro Félix da Silva.
O 7Segundos entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que repondeu por meio de assessoria. A Casal declarou que entrou em contato com o engenheiro químico Ícaro Andrade, lotado na Unidade Leste do órgão. De acordo com o químico, a água distribuída para a cidade é captada no próprio rio Jacuípe. Ele destacou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade passou por reforma e modernização no último semestre de 2017. Desse modo, o líquido passa por todas as etapas do tratamento antes de ser distribuído, a saber: coagulação, floculação, decantação, filtração e tratamento químico.
O engenheiro também afirmou que o líquido passa por análises físicas, químicas e bacteriológicas rotineiras. As amostras usadas nesses testes são coletadas na própria ETA e em diversos pontos da cidade. Disse ainda que está averiguando a origem da interferência na qualidade da água, efetuando novas coletas nos pontos da cidade mencionados na matéria. Por fim, a Casal disse suspeitar que a turbidez do líquido decorra de problemas na rede de distribuição. Porém, uma resposta conclusiva ainda depende da análise in loco, a ser efetuada.
Segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é 7.135 pessoas vivam na localidade.
Veja também
Últimas notícias

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL

MPF realiza visita institucional à Mãe Neide Oyá D’Oxum, Patrimônio Vivo de Alagoas

Novo consignado para CLT pode dificultar acesso à casa própria, alertam especialistas

Leonardo Dias lamenta queda no número de empregos registrado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
