Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água
Casal já está averiguando a origem da interferência na qualidade da água
Moradores do município de Jacuípe, região norte de Alagoas, procuraram o 7Segundos para reclamar da qualidade da água fornecida à população. Os residentes da cidade, localizada a 129 km de Maceió, afirmam que não estão usando mais o líquido para ingestão, apenas para uso doméstico. A cor da água é o que intriga os moradores.
O empresário Laércio Marques da Silva Júnior disse que o povo está com receio em tomar a água. "Quando está limpa o pessoal da cidade ainda consome, mas quando está assim acho que ninguém bebe. Já faz mais de 20 dias que está assim”, informou o empresário. Os moradores alegam que o problema atinge todo o Centro da cidade e o Conjunto Amaro Félix da Silva.
O 7Segundos entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que repondeu por meio de assessoria. A Casal declarou que entrou em contato com o engenheiro químico Ícaro Andrade, lotado na Unidade Leste do órgão. De acordo com o químico, a água distribuída para a cidade é captada no próprio rio Jacuípe. Ele destacou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade passou por reforma e modernização no último semestre de 2017. Desse modo, o líquido passa por todas as etapas do tratamento antes de ser distribuído, a saber: coagulação, floculação, decantação, filtração e tratamento químico.
O engenheiro também afirmou que o líquido passa por análises físicas, químicas e bacteriológicas rotineiras. As amostras usadas nesses testes são coletadas na própria ETA e em diversos pontos da cidade. Disse ainda que está averiguando a origem da interferência na qualidade da água, efetuando novas coletas nos pontos da cidade mencionados na matéria. Por fim, a Casal disse suspeitar que a turbidez do líquido decorra de problemas na rede de distribuição. Porém, uma resposta conclusiva ainda depende da análise in loco, a ser efetuada.
Segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é 7.135 pessoas vivam na localidade.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
