Saúde

Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água

Casal já está averiguando a origem da interferência na qualidade da água

Por Maurício Silva 01/03/2018 10h10
Moradores de Jacuípe reclamam da má qualidade da água
A água chega às residências de Jacuípe nessa colaração - Foto: Cortesia

Moradores do município de Jacuípe, região norte de Alagoas, procuraram o 7Segundos para reclamar da qualidade da água fornecida à população. Os residentes da cidade, localizada a 129 km de Maceió, afirmam que não estão usando mais o líquido para ingestão, apenas para uso doméstico. A cor da água é o que intriga os moradores.

O empresário Laércio Marques da Silva Júnior disse que o povo está com receio em tomar a água. "Quando está limpa o pessoal da cidade ainda consome, mas quando está assim acho que ninguém bebe. Já faz mais de 20 dias que está assim”, informou o empresário. Os moradores alegam que o problema atinge todo o Centro da cidade e o Conjunto Amaro Félix da Silva.

O 7Segundos entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que repondeu por meio de assessoria. A Casal declarou que entrou em contato com o engenheiro químico Ícaro Andrade, lotado na Unidade Leste do órgão. De acordo com o químico, a água distribuída para a cidade é captada no próprio rio Jacuípe. Ele destacou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade passou por reforma e modernização no último semestre de 2017. Desse modo, o líquido passa por todas as etapas do tratamento antes de ser distribuído, a saber: coagulação, floculação, decantação, filtração e tratamento químico.

O engenheiro também afirmou que o líquido passa por análises físicas, químicas e bacteriológicas rotineiras. As amostras usadas nesses testes são coletadas na própria ETA e em diversos pontos da cidade. Disse ainda que está averiguando a origem da interferência na qualidade da água, efetuando novas coletas nos pontos da cidade mencionados na matéria. Por fim, a Casal disse suspeitar que a turbidez do líquido decorra de problemas na rede de distribuição. Porém, uma resposta conclusiva ainda depende da análise in loco, a ser efetuada.

Segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é 7.135 pessoas vivam na localidade.