Quitundenses comemoram um ano de reabertura da Escola Messias de Gusmão
Unidade de ensino possui mais de 530 alunos que contam com ambiente preservado e climatizado

Uma fênix que renasceu das cinzas. É assim que se resume a trajetória da Escola Estadual Messias de Gusmão, em São Luís do Quitunde. A comparação com a mitológica ave grega não ocorre à toa: a unidade de ensino, que ficou 17 anos fechada foi recuperada e reativada graças a um compromisso assumido pelo governador Renan Filho e pelo vice-governador e então secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. Este mês, o espaço completa um ano de sua reinauguração, ocorrida em 15 de maio de 2017.
O imponente e histórico prédio branco localizado no centro da cidade estava em ruínas e passou por um minucioso processo de reconstrução. Atualmente, conta com 537 alunos distribuídos da 1ª à 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reabertura da escola também possibilitou o aumento da oferta de ensino médio na cidade, até então atendida apenas pela Escola Estadual Margarida Pugliesi.
“A reabertura da Escola Messias de Gusmão devolveu ao povo quitundense e à região norte um de seus maiores patrimônios históricos e educacionais. Um ano depois, a estrutura permanece a mesma a e a procura por vagas só aumenta: se no ano passado, tivemos 320 alunos matriculados, este ano são 537”, destaca a titular da 10ª Gerência Regional de Educação (Gere), Alen Sandy Soares.
A diretora Jedineide dos Santos informa que, na matrícula do ano letivo 2018, a escola recebeu muitos alunos oriundos não só da rede municipal, mas também da privada. “Antigamente, o jovem quitundense tinha que se deslocar para Maceió ou Maragogi para fazer o ensino médio, pois a Escola Margarida Pugliesi não suportava toda a demanda existente. Agora, isso não acontece mais”, comemora a gestora. Ela conta ainda que a beleza do prédio encanta a todos. “De vez em quando vemos turistas estrangeiros parando para tirar fotos”, revela.
Conforto – Alunos e professores elogiam a estrutura da escola, que une beleza arquitetônica e conforto. Aluno da 1ª série do ensino médio, William César Oliveira Lima nasceu no Rio de Janeiro e mora há cinco anos em São Luís do Quitunde. Oriundo da rede particular, ele escolheu estudar na instituição pela sua estrutura atrativa. “Aqui temos salas climatizadas, excelentes professores e uma localização privilegiada”, enumera o garoto.
Cursando a 3ª série do ensino médio, Reniele Nascimento é filha e neta de ex-alunas da instituição e fala que o estado deteriorado em que o prédio se encontrava entristecia toda a população quitundense. “Foi uma felicidade vê-la reerguida. Saber que, assim como eu, muitos outros jovens poderão usufruir deste espaço é uma alegria ainda maior”, frisa a garota.
Ex- aluna e filha de ex-funcionária, a professora de biologia Jeane Conceição é outra que tem fortes laços afetivos com a instituição. “Vivi momentos felizes de minha infância aqui e retornar anos depois como professora da casa é maravilhoso. Era triste ver esse prédio abandonado, mas quando vimos as obras acontecendo, nossa esperança renasceu. Hoje, nossos alunos contam com uma estrutura excelente”, observa a educadora.
Seu colega Tarcísio Raniel, de Química, diz que a escola é um espaço confortável e favorável à aprendizagem. “Já lecionei em escolas da rede privada e posso dizer que aqui temos uma estrutura similar”, afirma.
Melhorou 100% - A reforma da escola não foi comemorada apenas pela comunidade educacional, mas por toda a população quitundense. Vizinha da instituição, a comerciante Amara Nicácio lembra da situação de abandono em que o espaço se em encontrava. “Como a escola estava em destroços, era comum vermos lixo e bichos peçonhentos aparecendo no terreno, o que prejudicava toda a vizinhança. Vê-la reerguida é maravilhoso e toda a população ganhou com isso”, declara a comerciante, dona de uma papelaria vizinha à unidade de ensino.
Veja também
Últimas notícias

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca

Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante ações da PM em Maceió e Murici

Maceió oferece fisioterapia pélvica pelo SUS pela primeira vez no Pam Salgadinho

Colisão entre dois carros deixa uma pessoa morta na divisa entre AL e PE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
