Prefeitura de Maragogi enfrenta processo judicial por falta de transparência
Município está com o Portal da Transparência desatualizado
A Prefeitura de Maragogi, município localizado na região Norte de Alagoas, enfrenta um problema judicial por falta de transparência. O processo tramita na 4ª Vara da Justiça Federal em Alagoas e o município pode sofrer punições pelo descumprimento da Lei Complementar 131/2009, que trata da transparência
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ajuizou uma ação civil pública contra o município no dia 9 de maio de 2016 buscando a implantação do Portal da Transparência. A ação tramita na 4ª Vara da Justiça Federal e a última movimentação foi um despacho do juiz, em 15 de maio de 2018, mandando intimar o município para se informar se o portal está efetivamente em movimento.
A Lei Complementar 131/2009 que trata da transparência diz que todos os entes possuem obrigação em liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. Essas informações precisam estar disponíveis no Portal da Transparência. Em 31 de janeiro desse ano o MPF fez uma nova avaliação e verificou que o portal da transparência ainda não estava funcionando.
No ano de 2017, o município pediu um prazo de 60 dias para a implantação do portal. No dia 15 de maio desse ano o juiz federal da 4ª Vara, Sebastião José Vasques de Moraes publicou um despacho sobre a ação civil pública, onde intimou o município a esclarecer no prazo de 15 dias se o Portal da Transparência já se encontra ou não completamente implantado e em funcionamento.
No site governamental do município (www.maragogi.gov.br) desde o ano passado que consta que o Portal da Transparência está em manutenção. O 7Segundos verificou o portal neste sábado (26) e constatou-se que ainda está em manutenção.
No Portal da Transparência, o município deve constar informações das despesas, receitas, empenhos, dotações, entre outros dados que fiquem disponíveis para qualquer pessoa ter acesso em tempo real.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maragogi para explicar o motivo do portal está em manutenção e a previsão para que seja reestabelecido. A assessoria informou que a previsão é que o portal volte a funcionar no mês de junho desse ano, porém, não explicou o motivo de ficar tanto tempo fora do sistema. O processo de Maragogi de número 0802672-66.2016.4.05.8000 tramita na 4ª Vara da Justiça Federal.
Veja também
Últimas notícias
Empresários de Arapiraca oferecem R$ 100 mil por informações sobre foragido suspeito de estupro
Operação cumpre mais de 20 mandados contra suspeitos de homicídio em Maceió e região
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
