Governo de Alagoas lança programa de reflorestamento "Planta, Alagoas"
Também será assinado um convênio com o Sebrae para capacitar os catadores de reciclados de 14 cooperativas
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), comemora os avanços nesta área com uma série de atividades que acontecem nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, no salão Aqualtune, no Palácio do Governo, no Centro, e contará com a participação do governador Renan Filho.
O primeiro evento será o lançamento do Programa “Planta, Alagoas”. Sua proposta é reflorestar as matas ciliares nos próximos quatro anos. A Semarh irá doar um milhão de mudas aos municípios. Esse trabalho será efetivado pelo Governo do Estado, prefeituras e fiscalizado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas.
Em seguida, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente cede um veículo à Associação dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Alagoas. Sua finalidade é contribuir efetivamente nos cumprimentos das ações dos comitês para recuperação e preservação das bacias no Estado.
Ainda durante a solenidade, o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, assina o convênio de apoio aos catadores de reciclados junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.
Nas dez cidades serão executadas capacitações para melhorias nos âmbitos profissional e pessoal, pretendendo assim ampliar o poder de atuação das cooperativas, além de manter o incentivo da gestão adequada dos resíduos sólidos.
Homenagem
O encerramento de 100% dos lixões em Alagoas também faz parte da programação. Os prefeitos receberão uma homenagem da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos pelo cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) após o planejamento da Semarh iniciado em 2015.
Segundo o secretário Alexandre Ayres, todas estas ações demonstram o fortalecimento da gestão ambiental em Alagoas nos últimos quatro anos.
Veja também
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
