FPI autua Município de São José da Tapera por falta de licença ambiental
Na manhã deste sábado (10) a equipe Produtos de Origem Animal e Produtos Perigosos a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) retornou ao munícipio de São José da Tapera para averiguar a situação de feira livre e do Mercado Público de Carnes da região.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) notificou e autuou a Prefeitura em R$ 12,5 mil pela falta de licença ambiental para o funcionamento, enquanto o Batalhão da Policia Ambiental (BPA) lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Na visita o FPI orientou os feirantes e marchantes sobre as práticas de manipulação dos alimentos, alertando sobre a necessidade de garantir a qualidade dos produtos que são comercializados naquele ambiente e se atentar para as normas sanitárias.
A fiscalização fez um levantamento das condições estruturais e sanitárias da feira e do mercado. Os fiscais se depararam com alimentos de procedência duvidosa e comercializado em condições inadequadas. Muitos comerciantes foram flagrados vendendo alimentos de origem duvidosa, outra irregularidade detectada foi a comercialização de embalagens improprias à reutilização.
“O nosso objetivo é levantar as condições sanitárias e estruturais das feiras e mercados públicos, orientando consumidores e comerciantes. Temos observado a iminente necessidade de se instituir sistemas de gestão junto à distribuição de alimentos para as mais diversas comunidades, de modo que tenhamos ações de controle que qualifiquem os produtos comercializados, identifiquem a origem, organizando e setorizando a atividade. É com esta e outras ações que acreditamos na adequação das feiras e mercados públicos para o comércio de alimentos e produtos de origem vegetal e animal”, explicou o coordenador da equipe.
Casa agropecuária
O FPI também visitou o município de Carneiros, onde duas casas de produtos agropecuários foram analisadas. Apenas em uma das casas foi encontrada irregularidades e o proprietário do estabelecimento foi autuado pela falta de licença ambiental.
A equipe Produtos de Origem Animal e Produtos Perigosos é formada por membros da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL).
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
