Viral

Donos de estúdio de animação doam empresa aos funcionários

Peter Lord e David Sproxton repassaram 75% das ações da Aardman a 140 colaboradores em gesto quase inédito na indústria cinematográfica

Por R7 27/11/2018 09h09
Donos de estúdio de animação doam empresa aos funcionários
Aardman criou A Fuga das Galinhas e outros sucessos - Foto: Divulgação

Peter Lord e David Sproxton, donos do estúdio de animação Aardman, responsável por produções como A Fuga das Galinhase Wallace e Gromit, doaram 75% das ações da empresa aos 140 funcionários dela.

A ação quase inédita na indústria cinematográfica tem como objetivo, além de incentivar a cultura criativa na companhia, manter a independência da Aardman, como explicou Lord em entrevista ao The Guardian.

"Sempre acreditamos que a independência era o nosso forte. Não precisávamos 'dançar ao som de ninguém' e sempre pudemos tomar nossas próprias decisões", afirmou o executivo no jornal britânico.

Os fundadores da produtora ainda revelaram à publicação britânica que esperam que a atitude motive a equipe a ter mais ideias, pois, se os negócios forem bem, os novos donos serão beneficiados. Apesar da doação, eles ressaltam que não estão abrindo mão do estúdio. "Nós não estamos desistindo ainda. Estamos fazendo isso porque amamos a empresa e, porque amamos, achamos que isso será o melhor para ela. Isso não é sobre David e eu saindo. É um acordo de continuidade", garante Lord.

Peter Lord e David Sproxton fundaram a Aardman ainda na adolescência, fazendo animações à mão, e a transformaram na maior produtora de animações do Reino Unido. A expectativa é que a empresa conclua 2018 com R$ 150,8 milhões de faturamento — valor que deverá ser distribuído proporcionalmente entre os novos proprietários.