Donos de estúdio de animação doam empresa aos funcionários
Peter Lord e David Sproxton repassaram 75% das ações da Aardman a 140 colaboradores em gesto quase inédito na indústria cinematográfica
Peter Lord e David Sproxton, donos do estúdio de animação Aardman, responsável por produções como A Fuga das Galinhase Wallace e Gromit, doaram 75% das ações da empresa aos 140 funcionários dela.
A ação quase inédita na indústria cinematográfica tem como objetivo, além de incentivar a cultura criativa na companhia, manter a independência da Aardman, como explicou Lord em entrevista ao The Guardian.
"Sempre acreditamos que a independência era o nosso forte. Não precisávamos 'dançar ao som de ninguém' e sempre pudemos tomar nossas próprias decisões", afirmou o executivo no jornal britânico.
Os fundadores da produtora ainda revelaram à publicação britânica que esperam que a atitude motive a equipe a ter mais ideias, pois, se os negócios forem bem, os novos donos serão beneficiados. Apesar da doação, eles ressaltam que não estão abrindo mão do estúdio. "Nós não estamos desistindo ainda. Estamos fazendo isso porque amamos a empresa e, porque amamos, achamos que isso será o melhor para ela. Isso não é sobre David e eu saindo. É um acordo de continuidade", garante Lord.
Peter Lord e David Sproxton fundaram a Aardman ainda na adolescência, fazendo animações à mão, e a transformaram na maior produtora de animações do Reino Unido. A expectativa é que a empresa conclua 2018 com R$ 150,8 milhões de faturamento — valor que deverá ser distribuído proporcionalmente entre os novos proprietários.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
