Vencedores do Prêmio de Jornalismo Científico serão conhecidos nesta terça
Serão premiadas as melhores produções jornalísticas sobre ciência, tecnologia e inovação de Alagoas
Os vencedores da edição 2018 do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo serão conhecidos nesta terça-feira (11), às 19h, durante cerimônia de premiação que acontecerá no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.
Serão premiadas as melhores produções jornalísticas que retrataram a importância da ciência, tecnologia e inovação na sociedade e valorizaram iniciativas nesta área. Nesta segunda edição, são nove categorias: Reportagem de TV, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Reportagem Cinematográfica, Assessoria de Imprensa e Estudante, além da categoria Especial que, este ano, tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, o mesmo que foi debatido durante todo o ano e resultou na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Todos os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por oito profissionais de comunicação, sendo sete de Alagoas e um da Paraíba.
O prêmio é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), com o apoio do Parque Shopping, dos Cinemas Cinesystem e da Cooperativa Pindorama.
Homenageado
O prêmio homenageia um dos ícones do jornalismo alagoano, o professor, jornalista, pesquisador científico e consultor acadêmico José Marques de Melo. Nascido em Palmeira dos Índios, foi o primeiro doutor em Jornalismo titulado por uma universidade brasileira (1973) e docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Além disso, era docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sendo titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e diretor-responsável da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O homenageado também foi autor de dezenas de livros de jornalismo e comunicação que se tornaram referência para a área. Ele faleceu em 20 de junho de 2018.
Veja também
Últimas notícias
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
