Distribuição de preservativos marca mês de luta contra HIV
Campanha vai até o fim do mês de dezembro
Distribuição de 600 preservativos e orientações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs)/HIV fazem parte das ações educativas de saúde, no Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. A campanha começou nesta segunda-feira (10) e só termina no fim deste mês. A Organização Mundial de Saúde dedica o mês de dezembro às ações de combate ao HIV.
No corredor da instituição, foi montada uma área onde alunos e servidores podem pegar preservativos masculinos e femininos e panfletos com dicas de prevenção às ISTs/HIV. “A ideia não é incentivar o sexo. É incentivar a preservação das pessoas para que elas posam se prevenir contra as ISTs. No momento, a campanha foca o HIV”, afirmou a técnica em Enfermagem Chrisjacele de Araújo, que desenvolve a campanha no campus Maragogi junto com a enfermeira Fabiana Guedes.
Conforme a técnica de Enfermagem, os casos de ISTs/HIV vem aumentando em Alagoas. Um dos motivos, apontados por ela, é o uso da pílula do dia seguinte. “Os jovens usam a pílula como uma fuga para não usarem camisinha. Vai proteger contra uma possível gravidez, mas não protege contra a IST/ HIV”, disse Chrisjacele de Araújo. Em caso de dúvidas acerca do assunto, os alunos e servidores podem procurar a técnica de enfermagem e a enfermeira no setor de saúde do campus.
No país, em quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 por 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8 óbitos em 2017. Os números da epidemia revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil, um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção de aids era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes e, em 2017, foram 18,3, queda de 15,7%. Esses números estão no Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, lançado no dia 27 de novembro, neste ano, pelo Ministério da Saúde.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
