Distribuição de preservativos marca mês de luta contra HIV
Campanha vai até o fim do mês de dezembro
Distribuição de 600 preservativos e orientações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs)/HIV fazem parte das ações educativas de saúde, no Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. A campanha começou nesta segunda-feira (10) e só termina no fim deste mês. A Organização Mundial de Saúde dedica o mês de dezembro às ações de combate ao HIV.
No corredor da instituição, foi montada uma área onde alunos e servidores podem pegar preservativos masculinos e femininos e panfletos com dicas de prevenção às ISTs/HIV. “A ideia não é incentivar o sexo. É incentivar a preservação das pessoas para que elas posam se prevenir contra as ISTs. No momento, a campanha foca o HIV”, afirmou a técnica em Enfermagem Chrisjacele de Araújo, que desenvolve a campanha no campus Maragogi junto com a enfermeira Fabiana Guedes.
Conforme a técnica de Enfermagem, os casos de ISTs/HIV vem aumentando em Alagoas. Um dos motivos, apontados por ela, é o uso da pílula do dia seguinte. “Os jovens usam a pílula como uma fuga para não usarem camisinha. Vai proteger contra uma possível gravidez, mas não protege contra a IST/ HIV”, disse Chrisjacele de Araújo. Em caso de dúvidas acerca do assunto, os alunos e servidores podem procurar a técnica de enfermagem e a enfermeira no setor de saúde do campus.
No país, em quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 por 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8 óbitos em 2017. Os números da epidemia revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil, um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção de aids era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes e, em 2017, foram 18,3, queda de 15,7%. Esses números estão no Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, lançado no dia 27 de novembro, neste ano, pelo Ministério da Saúde.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
