Emoção e reflexão social marcam primeira noite do Auto de Natal
A próxima parada do teatro de rua será em São Luís do Quitunde, na segunda-feira (17)
Olhos atentos em cada movimento de dança e interpretação e reflexão sobre temas da atualidade. Isso foi o resumo da primeira noite de apresentação do Auto de Natal, espetáculo encenado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi. A apresentação ocorreu, nesta terça-feira (11), no Centro de Maragogi. A próxima parada do teatro de rua será em São Luís do Quitunde, na segunda-feira (17).
Turistas e moradores de Maragogi logo cedo lotaram a praça Santo Antônio para acompanharem o espetáculo, que começou por volta das 20h. Logo no início, a plateia foi surpreendida por atores com lamparinas saindo do meio do público para abrir passagem aos profetas que deram início à narração da história do nascimento de Jesus.
Um dos primeiros momentos que prenderam o olhar dos expectadores foi a entrada do pastoril. Neste ano, com elementos novos: a borboleta e o pastor. Juntos com os cordões encarnado, azul e Diana, eles deram boas vindas a quem saiu de de casa para ver como estudantes misturam cultura popular do Nordeste e relatos bíblicos da chegada do Messias ao mundo.
A entrada de Herodes no palco chamou a atenção de quem estava sentado nos bancos da praça e se espremia em pé na multidão. A cena que uniu dança árabe, fogo, figurino inspirado no império romano e reflexão sobre temas sociais foi o ponto alto do espetáculo. “Foi cenicamente bela e forte. As meninas trouxeram fogo, que foi de uma beleza impactante. Nessa hora, Herodes manda matar os bebês e as mulheres de Ramá contam a história de seus filhos sendo mortos no SUS e em situações de violência. É uma analogia, avalia o professor Ricardo Araújo, que coordenada o Auto de Natal.
O casal de turistas de Minas Gerais, Hosana Passos e Bruno Pedralva, ficou emocionado com o que viu na noite de espetáculo. Durante 1h30 de apresentação, eles consideraram que a trupe levou ao público uma encenação de alto nível. “Foi uma superprodução, bem contextualizada com a cultura popular. Falou da liberdade, da juventude, quebrou estereótipos. Foi lindo ver uma Maria negra e muitas mensagens visuais”, disse Hosana Passos. Além de São Luís, a trupe vai a Porto Calvo no dia 19 e Maceió no dia 21. A encenação começará às 19h30.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
