Saiba quais são as regras da lei para quem trabalha em casa
Modalidade home office foi regulamenta após a reforma trabalhista. Funcionários e empresas ficar atentos para evitar pendências judiciais

Aprovado há mais de um ano, o home office é uma alternativa tanto para o trabalhador que procura horário flexível, como para as empresas que visam reduzir os gastos. No entanto, ambos precisam estar atentos às exigências da lei após a reforma trabalhista.
De acordo com o advogado Marcelo Faria Tozzini, é necessário estar previsto no contrato que a prática de trabalho será home office. “Além disso, é preciso estar descrito se a empresa fará o reembolso de despesas de utilização, aquisição e manutenção de equipamentos”, explicou.
Outro ponto que ficou claro na nova legislação é a responsabilidade do empregador informar sobre a Segurança e Medicina do Trabalho. “A ele vai se aplicar a toda legislação empregado que trabalha dentro da empresa”, complementou o Tozzini.
Isso significa que o trabalhador em home office deve receber férias + 1/3, décimo terceiro salário, aviso prévio, licenças e FGTS + 40%. A situação, no entanto, fica mais polêmica em relação a horas extras.
Como nesta modalidade o controle do trabalho é feito por resultado e não por número de horas trabalhadas, é difícil mensurar as horas extras. “Expressamente não tem hora extra e essa é uma questão que gera polêmica”, disse o advogado.
André Ciappina, 39, é executivo de vendas e, há pelo menos três anos, trabalha em home office. “É uma característica da vaga”, explicou o profissional. No contrato com a multinacional onde ele trabalha, está definido o número de horas da jornada (8 horas diárias), mas Ciappina admite que isso é algo difícil de controlar.
“Há situações de viagens que o horário acaba sendo maior que 8 horas”, disse. Mas o executivo de vendas também admite as vantagens da prática. “A flexibilidade dos horários permite com que eu organize a agenda de uma maneira que fique boa para mim”, explica.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
