Peixes-boi são soltos em rio de Porto de Pedras
Ação ocorreu em Tatuamunha

Luiz Gonzaga, Tupã e Telinha esses três peixes-boi foram soltos no Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, na região Norte de Alagoas. Os mamíferos foram reintroduzidos na natureza na última quarta-feira (23) na cidade litorânea.
A soltura é uma das estratégias mais importantes para conservação de uma das espécies de mamífero aquático mais ameaçada de extinção do Brasil. A atividade faz parte das ações do Programa Peixe-boi Marinho executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil.
O município de Porto de Pedras é atualmente o único local de soltura de peixe-boi em atividade no Brasil. Os animais estavam sendo monitorados no Santuário do Peixe-Boi. Eles estavam passando por um processo de readaptação às condições do habitat natural.
O chefe do ICMBio da Costa dos Corais, Iran Normande, fez parte da ação junto com biólogos. Luiz Gonzaga, Tupã e Telinha viveram no Santuário do Peixe-Boi, onde receberam todo o tratamento necessário para então serem reintroduzidos ao seu habitat natural e agora vivem no Rio Tatuamunha.
Saiba mais sobre os três peixes que foram soltos:
Luiz Gonzaga
Macho jovem com 6 anos e 6 meses de idade, nasceu em cativeiro, filho de Xuxa e com pai desconhecido. Foi transferido do CEPENE/Itamaracá em setembro de 2017 e desde então encontra-se no recinto de aclimatação no rio Tatuamunha. A mais de um mês LG vem sendo alimentado apenas com item natural (capim-canela) e monitorado diariamente para avaliação de seu comportamento alimentar. No início de dezembro/18 foi colocado o cinto para adaptação e isolamento dos outros peixes-bois que não serão soltos. Atualmente LG encontra-se com cerca de 400kg e 2.91 metros de comprimento, e será liberado com transmissor satelital e via rádio VHF para monitoramento pós soltura, desta forma podemos avaliar a adaptação do animal ao ambiente natural
Telinha
Encalhou ainda filhote no município de Areia Branca/RN no dia 15 de outubro de 2007. No dia seguinte o animal foi transferido para a base avançada do CEPENE/ICMBio onde permaneceu até abril de 2011 quando foi transferida para Porto de Pedras. Após período de adaptação a condições ambientais no rio Tatuamunha, foi liberada em 10 de março de 2012 munida de equipamento de rádio telemetria. Telinha já foi recapturada outras vezes sempre com problemas clínicos e é um animal que apresenta comportamento de dependência ao rio, pouco explorando áreas marinhas. Em 2017 apresentou comportamento estranho e foi mais uma vez colocada em observação clínica. Telinha será devolvida ao ambiente natural com equipamento de marcação por rádio VHF; atualmente está com 275kg e 2.50 metros de comprimento.
Tupã
Animal encalhou recém-nascido na praia de Sucatinga no Ceará em janeiro de 2005, foi resgatado e transferido para o CEPENE/ICMBio no mesmo mês. Permaneceu em reabilitação até transferência para Porto de Pedras em abril de 2011. Foi reintroduzido em março de 2012, sendo monitorado por telemetria. A muito tempo a equipe não tinha notícias de Tupã, até que em setembro de 2017 foi avistado no Porto do Suape (PE). Em 05 de outubro um morador local avisou que o animal estava com um ferimento na cabeça. As equipes se mobilizaram e no dia 11/10 Tupã foi resgatado e transferido para Porto de Pedras já que estava com um profundo corte na cabeça. Desde então o animal vem recebendo tratamento clínico diário, o ferimento cicatrizou por completo e Tupã está pronto para voltar ao seu ambiente natural.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
