Venezuela anuncia fechamento total da fronteira com a Colômbia
Mais cedo, o opositor Juan Guaidó anunciou que começaria, na manhã deste sábado, a enviar para o território venezuelano a ajuda em alimentos e suprimentos médicos
O governo de Nicolás Maduro anunciou no final da noite desta sexta-feira o fechamento total da fronteira da Venezuela com a Colômbia, de onde o líder opositor Juan Guaidó havia anunciado que começaria a enviar para o território venezuelano a ajuda em alimentos e suprimentos médicos doada nos últimos dias pelo governo dos Estados Unidos.
Maduro, que na quinta-feira ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil, já havia bloqueado no inicio do mês a Tienditas, uma das quatro pontes que ligam a Venezuela à região da cidade colombiana de Cúcuta, onde está armazenada a ajuda. Agora, por meio de uma rede social, a vice-presidente Delcy Rodríguez informou que as outras três pontes, chamadas Simón Bolívar, Santander e Unión, serão fechadas.
O anúncio foi feito três horas depois do show realizado em Cúcuta para recolher doações para os venezuelanos, que enfrentam escassez de alimentos e remédios. Guaidó, que em 23 de janeiro se proclamou presidente interino da Venezuela e foi reconhecido como tal por 50 países, participou do show, ao lado dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo. O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, também esteve em Cúcuta para prestar apoio ao opositor, que preside a Assembleia Nacional venezuelana, de maioria oposicionista. Com o fechamento da fronteira, aumenta o risco de choques entre os voluntários arregimentados pela oposição para transportar a ajuda e as forças militares venezuelanas.
Ao anunciar o fechamento da fronteira, Rodríguez disse que a decisão havia sido tomada "devido às sérias ameaças feitas pelo governo da Colômbia à paz e a soberania da Venezuela".
No caso da fronteira brasileira, em Roraima, o fechamento ocorreu na noite de quinta-feira. Com isso, ficou suspenso o tráfego de veículos entre Santa Elena, na Venezuela, e a cidade brasileira de Pacaraima. Duzentas toneladas de ajuda doadas pelos governos brasileiro e americano estão armazenadas desde esta sexta em Boa Vista, mas dependem da chegada de caminhoneiros venezuelanos para transportá-la.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
