Unidades de saúde da Sesau atenderam mais de oito mil pessoas no Carnaval
Maior número de atendimentos ocorreu nos cinco ambulatórios 24 horas de Maceió e no Hospital Geral do Estado
Durante o período de festas carnavalescas, que este ano ocorreram do sábado (2) até a quarta-feira (6), as unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestaram assistência a 8.295 pessoas. O maior número de atendimentos ocorreu nos cinco ambulatórios 24 horas de Maceió, no Hospital Geral do Estado (HGE) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o Centro de Processamento de Dados da Sesau, os ambulatórios Denilma Bulhões, Dom Miguel Câmera, Assis Chateaubriand, Noélia Lessa e João Fireman atenderam 5.297 pessoas durante os cinco dias de folia. No HGE, em Maceió, 1.859 pessoas foram atendidas, sendo 1.262 vítimas de casos clínicos, 127 de acidentes de trânsito e 68 de agressões, que incluem ataques com arma branca, de fogo e agressões físicas.
O Hospital de Emergência do Agreste, localizado em Arapiraca, registrou 704 atendimentos do sábado (2) até a quarta-feira (6). O relatório mostra que, do total de atendimentos, 177 foram a vítimas de acidentes no trânsito, onde 159 pessoas sofreram quedas e colisões com motos.
Além dos casos envolvendo acidentes de moto, que lideraram as entradas nos plantões durante o Carnaval, outras 117 vítimas foram atendidas por conta de quedas da própria altura. Também foram registrados oito atendimentos a vítimas de disparos de arma de fogo e sete pessoas foram atendidas com ferimentos por faca e 11 por agressões físicas.
Ainda segundo o HE do Agreste, 19 pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho, 25 após sofreram picadas de escorpião e sete por mordidas de cachorro.