Renan Calheiros diz que é coerente adoção da ficha limpa no Executivo
Senador lembrou que Senado foi o 1º a adotar a medida

O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) comentou nesta terça-feira (19) em sua conta no Twitter a adoção da ficha limpa para cargos comissionados no Executivo. O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou a medida no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (18). O parlamentar classificou o ato como coerente.
O decreto que aplica os critérios da Lei da Ficha Limpa para nomeação de cargos em comissão no Executivo Federal faz parte de uma medida tomada pelo governo em janeiro como uma das prioritárias para os 100 primeiros dias de mandato do presidente da República.
Renan Calheiros lembrou que o Senado já tinha tomada essa mesma medida em 2013. “É coerente a adoção da ficha limpa para comissionados no Executivo. O Senado já adota o procedimento desde 2013, quando presidi a instituição. Foi o primeiro órgão público a exigir a ficha limpa para servidores”, postou.
Os cargos em comissão de que trata o texto são os conhecidos como DAS e FCPE. São cargos da administração pública tidos como de confiança e não são preenchidos por concurso público. Isso não significa que servidores concursados não podem ocupá-los. Pela nova norma, não poderão exercer cargos em comissão pessoas que caírem nos critérios de inelegibilidade da Ficha Limpa.
Veja também
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
