Comunidade

Crianças e adolescentes do Deda Paes formam banda de música

Aulas ocorrem na Secretaria de Cultura

Por Maurício Silva 19/03/2019 16h04
Crianças e adolescentes do Deda Paes formam banda de música
Crianças e adolescentes do Deda Paes forma banda de mudmús - Foto: Cortesia

Crianças e adolescentes do conjunto Deda Paes, no município de Maragogi, formaram a banda Lêda Therezinha Fialho. A garotada participou nesta terça-feira (19) da aula inaugural do grupo que vai tocar flauta. A alegria e o entusiasmo marcaram o primeiro ensaio.

Os ensaios da banda Lêda Therezinha Fialho vão ocorrer nos dias de terça-feira e quinta-feira no Prédio da Secretaria Municipal de Cultura, no Centro da cidade litorânea da região Norte de Alagoas. O grupo musical é formado por 10 pessoas, com meninos e meninas de 10 a 15 anos.

A nova atividade da garota faz parte do projeto Cidadania Paes. O escritor José Valdemar de Oliveira, idealizador da banda, disse o projeto também vai contemplar grupo de dança, escolinha de futebol e oficina de arte para a comunidade.

As flautas que a garotada usam foram doadas por amigos e o maestro da banda proporciona as aulas voluntariamente. Tudo é gratuito. O coordenador do projeto ficou feliz. “Eles me fazem sentir muito especial. Mostraram-se bastante interessados”, destacou José Valdemar de Oliveira.

Conjunto Deda Paes

O conjunto Deda Paes, lugar conhecido também como “Risca Faca” foi criado no ano de 2007, após uma determinação judicial que exigiu a retirada das famílias que habitavam as margens da Rodovia AL 101 Norte. De acordo com a Organização Não-Governamental Viver, Viver, Viver (VVV), a comunidade conta, atualmente, com aproximadamente setecentas pessoas, sendo trezentas crianças na faixa etária de 1 a 12 anos. A localidade registra um índice de violência relevante, devido, entre outros fatores, à vulnerabilidade social e ao tráfico de drogas.