Cursos gratuitos de Informática e Português abrem 110 vagas no Ifal
Quem deseja se inscrever, precisa levar documentos ao campus Maragogi

110 vagas em cursos gratuitos de qualificação para o mercado de trabalho foram abertas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, nesta semana. As capacitações incluem informática para iniciantes e para trabalhadores de turismo e aulas de Língua Portuguesa para quem deseja melhorar escrita, fala e linguagem corporal. As inscrições ocorrem no campus, localizado na praia de Peroba, em Maragogi.
Conforme edital, estão disponíveis 40 vagas para “operador de computador” voltado a quem atua na rede hoteleira nos municípios de Maragogi e de Japaratinga. Os participantes vão aprender a editar imagens, a criar sites e a produzir mídia digital. Também está disponível à população o curso de “operador de computador”, que aborda conteúdos básicos de informática. Noções iniciais windows, pacote libreoffice (editor de texto, planilhas, entre outros), e-mail e internet serão apresentados aos participantes.
Para fazer a matrícula no curso de extensão em “operador de computador” direcionado à rede hoteleira, o candidato precisa levar ao campus Maragogi o RG ou documento equivalente com foto e comprovante de vínculo empregatício nesse ramo. Já para o de extensão em informática básica, são necessários RG ou documento equivalente com foto, comprovante de residência e certificado ou declaração de conclusão de ensino fundamental.
Há três meses atuando como jovem aprendiz num resort em Maragogi, Paulo Henrique Andrade Lima, 22 anos, aprendeu a usar programas de informática num curso que começou a fazer, mas desistiu dele quando mudou de cidade. “Trabalho com word, mas ainda não tenho certificado. Se no emprego perguntarem a mim se eu sei fazer algo e me pedirem a prática disso? Fazendo um curso, eu terei como comprová-la”, comenta. Paulo Henrique fez sua inscrição no “operador de computador” - informática básica - visando preparação na área e obtenção de certificado.
Para a diretora de Ensino do Ifal Maragogi, Sandra Ferraz, as iniciativas de capacitação representam a atuação do Instituto Federal na qualificação dos trabalhadores, no Norte de Alagoas. “Quando a gente abre cursos de informática, estamos contribuindo para a iniciação do jovem no mercado de trabalho turístico e melhorando a atuação de quem está inserido nele, por exemplo”, analisa Sandra. Ela acrescentou que haverá emissão de certificados para os participantes nos dois cursos de informática e no projeto de Português.
Projeto ensina Português para operadores de turismo
Quem deseja aprimorar as linguagens escrita, oral e corporal, o Instituto ainda oferece o projeto de Língua Portuguesa para trabalhadores de hoteis e pousadas, de bares e restaurantes e de passeios turísticos. Segundo o professor de Português, André Guedes, o conteúdo da atividade inclui ortografia, acentuação gráfica, concordância verbal e nominal, oratória.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
