Em resposta a Marx Beltrão, governo Bolsonaro nega privatização do BNB
Parlamentar recebeu a notícia nesta terça-feira
No começo de março deste ano o deputado federal Marx Beltrão protocolou requerimento destinado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando informações sobre a suposta privatização do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nesta terça-feira (30) o gabinete do parlamentar em Brasília recebeu, como resposta do Ministério, a negativa de que ao menos neste momento o governo pretenda privatizar o banco.
“Não há no momento estudo ou nota técnica que suporte uma decisão de privatização do BNB. Qualquer decisão só será tomada após a prévia realização de estudos e de avaliação da política pública desempenhada pela estatal”, registra o ofício de resposta ao requerimento de Marx Beltrão. O documento é assinado por Fernando Antonio Ribeiro Soares, Secretário de Governança das Estatais do Ministério da Economia.
“Esta resposta é importante, mas precisamos da garantia de que o BNB não será privatizado. Como sempre tenho afirmado, é necessário ressaltar que o BNB tem um papel importantíssimo na economia nordestina, fomentando milhares de negócios de micro, pequeno, médio e até grande porte. O BNB tem uma relevância considerável para a dinâmica econômica da região, está presente em cerca de 2 mil municípios, é um grande empregador e, principalmente, atua como indutor de diversos negócios no Nordeste” afirmou Marx Beltrão.
Desde dezembro de 2018, rumores dão conta de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe econômica cogitam privatizar o Banco do Nordeste, principal banco de assistência aos nordestinos. A sugestão de reduzir agências de bancos federais esteve incluída num estudo encomendado pelo governo à consultoria Booz Allen. Esse trabalho pode indicar o futuro dos cinco bancos federais que atualmente estão sob administração da União: Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), BNDES, Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
