Prefeitos alagoanos conhecem PEC da unificação de mandatos
Proposta foi defendida durante reunião da AMA com a bancada federal
 
                            O deputado federal pelo Mato Grosso, Valtenir Pereira, apresentou aos prefeitos e vereadores alagoanos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 376, que propõe unificar as eleições no país. A apresentação aconteceu durante a reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com a bancada federal, na manhã desta segunda-feira (27), em Maceió no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
A PEC 376/2009 prevê a coincidência das eleições gerais no Brasil, levando para 2022 o mandato de prefeitos e vereadores que estão no exercício do cargo. Ela ainda será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo Senado. A PEC estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos, aumenta de 8 para 10 anos o mandato de senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim ao instituto da reeleição para os cargos do Poder Executivo.
Segundo Valtenir, a unificação ainda em 2020 pode trazer uma economia de 3 bilhões para nação, até 2028 a economia seria de 10 bilhões que podem ser investidos em outras áreas como a educação.
“Estamos no processo inicial de articulação, mas estou muito otimista com a possibilidade de aprovação desta PEC, que vai fazer a unificação das eleições. O debate na Câmara está começando, os deputados federais, no qual tenho conversado, tem demonstrado simpatia pela ideia”, afirmou.
Nos próximos dias o deputado terá uma reunião com o presidente da Câmara Rodrigo Maia, junto do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, da União de Vereadores do Brasil e outros parlamentares para solicitar agilidade na tramitação da PEC que precisa aprovada até o dia 30 de setembro pra ter validade na próxima eleição.
“Precisamos tentar construir uma posição que atenda à expectativa da população brasileira”, disse o presidente da AMA, Hugo Wanderley. O que queremos é uma proposta que seja boa para o Brasil, complementou.
Os vereadores presentes reforçaram a importância de os deputados federais apoiarem a PEC que vai trazer mais economia e tempo para governar. A AMA está acompanhando as discussões e fazendo a interlocução entre prefeitos e bancada.
Apensados à PEC 376/2009 existem sete outras propostas correlatas: PEC 378/2009, PEC 129/2011; PEC 117/2011, PEC 56/2019; PEC 365/2013, PEC 393/2014; e PEC 379/2014.
Veja também
Últimas notícias
 
            Caminhão vira na BR-101 e populares saqueiam carga no município de Joaquim Gomes
 
            Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro Renan Filho
 
            Morre suspeito de tráfico que atirou em policial militar durante operação em Arapiraca
 
            CV planejou comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, diz investigação
 
            Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
 
            Homem arromba casa da ex, pega faca na cozinha e a ameaça em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                    ![[Vídeo] Moradores do Passo de Camaragibe sofrem com má qualidade da água](https://img.7segundos.com.br/RvsbjnG-6sDM07hsMxBqh1gPEJg=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/128451-whatsapp_image_2019_05_27_at_09_43_45_jpeg.jpeg) 
                                             
                                             
                                            