Defensoria consegue decisão do Judiciário determinando transferência de pacientes com câncer
A mais recente decisão obriga transferência de seis pacientes
Atendendo ao pedido de cumprimento de sentença protocolado pelo defensor público Daniel Alcoforado, a Justiça determinou, na tarde de ontem, a transferência de mais seis pacientes com câncer, que se encontram internados no Hospital Geral do Estado (HGE), para hospitais referenciados para o tratamento de pacientes oncológicos.
O HGE não possui estrutura para receber e tratar pacientes com câncer, mas os recebe devido à sua característica de portas abertas a todos que buscam atendimento médico.
Na decisão, o magistrado da 18ª vara cível de Maceió, Rodolfo Osório Gatto Hermann, ordena que os gestores da saúde pública municipal e estadual sejam intimados sobre a ordem, lembrando-os que eventual descumprimento importará em deflagração de apuração da prática de atos de improbidades administrativa (art. 11 e seguintes da Lei Federal n.º 8.429/92), bem como de remessa dos autos ao Ministério Público para que apure o crime de desobediência (art. 330, Código Penal).
Além disso, determina que os hospitais (CACONs) referenciados no tratamento de câncer e aos quais estão vinculados os pacientes mencionados, quais sejam Hospital Universitário, Hospital Veredas e Santa Casa de Maceió, não criem embaraços à imediata implementação da tutela jurisdicional.
A Defensoria Pública vem realizando acompanhamento e controle constante da quantidade de pacientes oncológicos que permanecem internados no HGE aguardando vagas em hospitais referenciados no tratamento de câncer. Desde o início do ano, aproximadamente 70 pacientes foram transferidos por ordens judiciais após pedidos interpostos pelo Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria.
Veja também
Últimas notícias
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Justiça mantém prisão de Kel Ferreti após audiência de custódia em Maceió
Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
