Relator da Lava Jato sofre invasão de hackers a dados de celular
Desembargador atua no TRF-2,Moro também sofreu ataque
O desembargador federal Abel Gomes e relator de processos judiciais derivados da Operação Lava Jato no TRF-2 (Tribunal Regional Federal – 2ª Região) foi alvo de tentativa de invasão pra extrair dados de seu celular e conta no aplicativo de mensagens Telegram.
Segundo a assessoria do tribunal, a tentativa ocorreu na 4ª feira (05.jun.2019) e foi praticada também contra o juiz federal Flávio de Oliveira Lucas, que substituiu o desembargador durante as férias. Atualmente, Oliveira Lucas responde pela 18ª Vara Federal cível do Rio de Janeiro.
Tão logo percebeu a tentativa de invasão, Abel Gomes entrou em contato a Polícia Federal, que está investigando o caso. No ofício que encaminhou à PF, o relator da Lava Jato salientou a necessidade de “esclarecer o grau de comprometimento desta invasão em meu telefone móvel, sistemas eletrônicos, e na minha vida privada e funcional.”
Na avaliação do desembargador, os hackers “tentam 1 tipo de terrorismo eletrônico, para intimidar autoridades. Querem fazer uma demonstração de força, mostrar que seriam capazes de entrar na vida privada e até funcional das autoridades.”
Gomes é relator dos processos das Operações Calicute, Cadeia Velha e Furna da Onça, que têm como réus o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral Filho, deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), empresários e agentes públicos.
MORO TAMBÉM SOFREU INVASÃO
Na 3ª feira (4.jun.2019), 1 hackerinvadiu o celular do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). O autor da invasão ficou por cerca de 6 horas utilizando aplicativos de mensagens do ministro. Diante da possibilidade de clonagem do número, Moro cancelou a linha telefônica. A Polícia Federal está sendo investigado o caso.
O presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Fernando Mendes, lamentou os episódios e pediu apuração. “É inadmissível que magistrados federais e o próprio ministro da justiça tenham seus telefones pessoais e profissionais invadidos por criminosos cibernéticos. É necessário e urgente apurar esses reiterados ataques à autoridades públicas e punir com rigor os culpados”, afirmou em nota.
Veja também
Últimas notícias
Alerj cobra explicação sobre operação que deixou 64 mortos no Rio
Prefeito do Rio de Janeiro apoia operação policial contra o Comando Vermelho
Veja como estão distribuídas as mais de 11 mil vagas do maior concurso público de AL
[Vídeo] Ginásio Acebílio Vieira Leite é entregue revitalizado à comunidade de Arapiraca
Paulo Dantas homenageia servidores públicos no Dia do Servidor Público
Prefeitura de Penedo lança edital para produção de espetáculos de teatro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
