Defensor da proposta, Marx Beltrão comemora regulamentação de vaquejadas
Projeto foi aprovado por 402 votos a 34
"Por 402 votos a 34, aprovamos na Câmara o texto que regulamenta a vaquejada no Brasil. Essa grande vitória coroa nossa luta contra a criminalização na Justiça, a liberação responsável e o reconhecimento da atividade como patrimônio imaterial do nosso povo nordestino. Vaquejada é esporte, tradição, cultura, geração de empregos e movimentação turística. Meu abraço aos que tanto batalharam por essa conquista".
Com a frase acima o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana em Brasília, comentou em suas redes sociais a aprovação do Projeto de Lei (PL) 8240/17 que regulamenta a prática da vaquejada como patrimônio cultural brasileiro e bem estar animal.
O Projeto é de autoria do senador Raimundo Lira (MDB/PB), que altera a Lei nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, incluindo o rodeio, a vaquejada e o laço como “expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro”, elevando essas atividades “à condição de bem de natureza imaterial”. Marx Beltrão foi um dos defensores e articuladores da aprovação da matéria na Câmara dos Deputados.
“Como nordestino fico muito contente com esta aprovação, para a qual tanto trabalhamos. Do mesmo modo é muito bom saber que conseguimos preservar os empregos de todos os que atuam no setor. Como um apaixonado pela vaquejada, pelo campo e por entender que o esporte simboliza a tradição e a cultura da região, esta aprovação ganha um valor simbólico ainda maior em minha atuação na Câmara”, destacou Beltrão.
Para concluir a análise do projeto, deputados ainda precisam apreciar destaques (propostas de alterações ao texto original) apresentados. Após a apreciação dos destaques, a proposta será enviada para sanção presidencial.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
