Defensor da proposta, Marx Beltrão comemora regulamentação de vaquejadas
Projeto foi aprovado por 402 votos a 34

"Por 402 votos a 34, aprovamos na Câmara o texto que regulamenta a vaquejada no Brasil. Essa grande vitória coroa nossa luta contra a criminalização na Justiça, a liberação responsável e o reconhecimento da atividade como patrimônio imaterial do nosso povo nordestino. Vaquejada é esporte, tradição, cultura, geração de empregos e movimentação turística. Meu abraço aos que tanto batalharam por essa conquista".
Com a frase acima o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana em Brasília, comentou em suas redes sociais a aprovação do Projeto de Lei (PL) 8240/17 que regulamenta a prática da vaquejada como patrimônio cultural brasileiro e bem estar animal.
O Projeto é de autoria do senador Raimundo Lira (MDB/PB), que altera a Lei nº 13.364, de 29 de novembro de 2016, incluindo o rodeio, a vaquejada e o laço como “expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro”, elevando essas atividades “à condição de bem de natureza imaterial”. Marx Beltrão foi um dos defensores e articuladores da aprovação da matéria na Câmara dos Deputados.
“Como nordestino fico muito contente com esta aprovação, para a qual tanto trabalhamos. Do mesmo modo é muito bom saber que conseguimos preservar os empregos de todos os que atuam no setor. Como um apaixonado pela vaquejada, pelo campo e por entender que o esporte simboliza a tradição e a cultura da região, esta aprovação ganha um valor simbólico ainda maior em minha atuação na Câmara”, destacou Beltrão.
Para concluir a análise do projeto, deputados ainda precisam apreciar destaques (propostas de alterações ao texto original) apresentados. Após a apreciação dos destaques, a proposta será enviada para sanção presidencial.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
