Alcolumbre vê 'drástica interferência' em operação que fez busca e apreensões no Congresso
Senador Fernando Bezerra, líder do governo, e o filho dele, deputado federal, foram alvos de ação da PF
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) classificou como "drástica interferência" a operação da Polícia Federal desta quinta-feira (19) que teve como alvos o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e do filho dele, o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM-PE).
Mais cedo, nesta quinta, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos dois parlamentares. Alcolumbre afirmou que o Senado, do qual é presidente, questionará no Supremo a operação policial.
"A drástica interferência foi adotada em momento político em que o Congresso Nacional discute a aprovação de importantes reformas e projetos para o desenvolvimento do país. Mostra-se, desse modo, desarrazoada e desnecessária, em especial pela ausência de contemporaneidade, pois os fatos investigados ocorreram entre 2012 e 2014", diz Alcolumbre em nota oficial.
Na nota, Alcolumbre manifesta "perplexidade" com a operação de busca e apreensão no Senado e na Câmara, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, a pedido da Polícia Federal – a Procuradoria Geral da República foi contrária à operação por entender que não havia indícios suficientes de que o senador tentaria ocultar provas.
Após a nota de Alcolumbre, o ministro Luís Roberto também divulgou nota na qual afirmou que a decisão de autorizar busca e apreensões no Congresso a pedido da Polícia Federal foi "puramente técnica", "republicana" e "não envolveu prejulgamentos".
O presidente do Congresso afirmou que a determinação da busca e apreensão tem o "potencial de atingir" o Poder Executivo, na medida em que Fernando Bezerra é o líder do governo no Senado.
Alcolumbre disse que as buscas, classificadas por ele como de “extrema gravidade”, exigem ser analisadas pelo plenário do Supremo, “e não por um único de seus membros, em atenção ao princípio da harmonia e separação dos poderes”.
Íntegra da nota
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre:
Nota à imprensa
O Congresso Nacional manifesta perplexidade com a busca e apreensão na sua sede, realizada na data de hoje (19/09/2019), decretada monocraticamente pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, a pedido de um delegado da Polícia Federal, a propósito de investigar dois de seus membros.
A grave medida foi determinada contra a manifestação da PGR, que tem competência exclusiva para supervisionar e promover o arquivamento de Inquérito contra membro com prerrogativa de foro perante o STF.
A drástica interferência foi adotada em momento político em que o Congresso Nacional discute a aprovação de importantes reformas e projetos para o desenvolvimento do país. Mostra-se, desse modo, desarrazoada e desnecessária, em especial pela ausência de contemporaneidade, pois os fatos investigados ocorreram entre 2012 e 2014.
Além disso, a decisão é contraditória, porque, no julgamento da Questão de Ordem na Ação Penal nº 937, o Ministro Barroso conduziu entendimento de que o STF não teria competência para processar e julgar fatos relacionados a período anterior ao exercício do mandato.
A determinação da busca e apreensão tem, ainda, o potencial de atingir o Poder Executivo, na medida em que também foi realizada no gabinete parlamentar destinado ao Líder do Governo Federal no Senado. Assim, essa medida de extrema gravidade exige a apreciação pelo Pleno do STF, e não por um único de seus membros, em atenção ao princípio da harmonia e separação dos poderes.
No Estado Democrático de Direito nenhum agente público está acima da Constituição ou das leis.
O Congresso Nacional zelará pela plena observância das prerrogativas parlamentares, apresentará recurso contra a decisão e exercerá efetivamente a competência que lhe é conferida pela Constituição Federal.
Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional
Veja também
Últimas notícias
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Angélica e Luciano Huck exploram o Egito com os filhos e amigos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
