Reforma da Previdência pode elevar alíquota de desconto para servidores
Encontro ocorreu nesta segunda-feira
Preocupados com as indefinições propostas na Reforma da Previdência, gestores públicos ouviram nesta segunda-feira (30), do promotor Flávio Costa, presidente da AMPAL – Associação do Ministério Público de Alagoas e membro da comissão para estudos da previdência da Comissão Nacional dos Membros do Ministério Público- Conamp, da necessidade de criação de leis no município, aumentando as alíquotas de desconto dos servidores.
Em reunião na AMA, com os presidentes dos Institutos de Previdência , o promotor mostrou as vantagens e desvantagens da reforma para os municípios, principalmente pela forma como ela afetará os funcionários públicos.
Além de abordar os pilares da Constituição Federal como saúde, assistência social e previdência, o promotor destacou o volume de recursos que a União retirou da previdência ao longo dos anos provocando o déficit atual, os tipos de aposentadoria, fo abono de permanência, as alíquotas progressivas, a paridade e integralidade para o servidor público que ingressou antes e depois de 2003, idade mínima para o trabalhador rural se aposentar, casos de morte (pensão) e as proibições de acúmulo.
Para o promotor, gestores e Institutos de Previdência precisam falar a mesma linguagem e acompanhar toda a discussão com muita atenção. Com 90% deles deficitários, o momento requer cuidado.
Hugo Wanderley, presidente da AMA reconhece que a previdência é o grande calo de todos os municípios, daí a necessidade dos técnicos estarem preparados para o que pode vir.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
